Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Motofretista e motáxista têm direito ao adicional de 30% sobre o salário

Trânsito Escola - As atividades profissionais de motofretista e motáxista, que são atividade de risco diante do caótico trânsito terrestre – passaram a ser consideradas perigosas pela edição da LEI Nº 12.997, DE 18 JUNHO DE 2014.

Sancionada pela presidenta da República, os motofretistas e os mototaxístas terão adicional de 30 % sobre os seus salários. Infelizmente, a maioria dos acidentes envolvendo motocicletas de devem aos atos de negligência e imprudência dos próprios motociclistas.

Aos profissionais que usam as motocicletas para a subsistência própria e familiar, o problema é a cobrança dos empregadores: rapidez. Assim, os que labutam como mototransportador, mototaxista, motoboy e motofretista expõem suas vidas, nas caóticas e desumanas vias terrestres, que parecem mais um Coliseu.

Mas dizer que a culpa é exclusiva dos empregadores é dizer que o sol nunca se põe no Brasil. Por políticas de governo, que se perpetuam desde a década de 1970, o transporte individual e o transporte coletivo, por ônibus, foram maximizados, enquanto o transporte por trilhos foi deixado à mingua. Como o Brasil é um país capitalista (selvagem, diga-se), e a maioria dos cidadãos brasileiros pensa mais em direitos do que deveres – artigo 3°, da CF/1988) -, os consumidores não querem saber se os mototransportadores, mototaxistas, motoboys e motofretistas irão se esfacelar nas vias públicas, afinal, o que interessa, é a entrega da mercadoria.

A LEI Nº 12.997, DE 18 JUNHO DE 2014 é um avanço, sem dúvida, pois, com o adicional de 30% sobre o salário (CLT, art. 193, § 1º), os empregadores irão exigir equipamentos de proteção individual para o exercício profissional sobre duas rodas [motorizado], assim como mais cautela aos profissionais na condução veicular.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://transitoescola.net A cópia é permitida desde que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.