Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Regra da direita

O CTB em seu artigo 29, inciso III, trata da “regra da direta”. O Brasil é signatário da Convenção de Viena sobre trânsito terrestre. Sendo um direito internacional, a convenção, não há de duvidar quanto à regra da direita.
Vale lembrar que mesmo estando na preferência de passagem não pode se escusar de responsabilidade diante de cruzamentos sob pena de ser responsabilizado administrativamente e civil.

Os veículos estão em interseções (todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifurcação, incluindo as áreas formadas por tais cruzamentos, entroncamentos ou bifurcações – conforme anexo I do CTB) não sinalizadas (artigo 29, inciso III, alínea C), isto é, não possuem os sinais de “para obrigatória”, “dê a preferência” e “semáforo”.
O que são “entroncamentos” e ” bifurcações”?
No manual de Sinalização Vertical de Advertência volume II, editado pelo CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN - existem (omiti vários sinais para não confundir e ser objetivo nesta aula) as placas:
clip_image002
clip_image004clip_image006
clip_image008
Notem que “bifurcações” e “entroncamentos” são as placas:
clip_image010


O anexo I do CTB nos dá as seguintes definições:
1) CRUZAMENTO - interseção de duas vias em nível;
2) INTERSEÇÃO - todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifurcação, incluindo as áreas formadas por tais cruzamentos, entroncamentos ou bifurcações.

Para aplicação da “regra da direita” só é válida nas seguintes situações abaixo:
1) Onde há:
clip_image012
clip_image014


2) Que não possuam em tais localidades os sinais de:
a) Sinais verticais:
clip_image016 clip_image018


b) Sinais horizontais (pintados sobre o asfalto):
clip_image020
clip_image022
clip_image024
clip_image026


Os sinais abaixo não são interseções. Disso, não há aplicação da “regra da direita”.
clip_image028clip_image030

Exercícios:

1) Quem tem a preferência de passagem?
a)
image


b)
image

c)
image

d)
image

e)
image

f)
image

Respostas:
a) Veículo amarelo. Típico cruzamento sem os sinais de “parada obrigatória”, “dê a preferência” e “semáforo”.
b) Ambulância desde que esteja com os sinais ligados simultaneamente: luzes e sirene. Note que é um cruzamento “não sinalizado, mas não há como aplicar a “regra da direta” porque existe um veículo de emergência devidamente sinalizado. Caso estivesse com apenas um tipo de sinal a preferência de passagem seria do “azul”.
c) Azul. É uma confluência à esquerda. Não é “interseção”.
d) Amarelo. É um cruzamento (entroncamento à direita) “não sinalizado”. O condutor do veículo “amarelo” está à direta do condutor do veículo “azul”.
e) Não há aplicação da “regra da direita” porque os condutores se encontram à esquerda de cada um. Reparem a figura “F”. O condutor do veículo “amarelo” está à direita do condutor do veículo “azul”.
f) É uma “bifurcação em Y”, sem os sinais de “dê a preferência”, “parada obrigatória” e “semáforo”, logo aplica-se a regra da direita: a preferência de passagem é do condutor do veículo “amarelo”.


Quer saber mais sobre a regra da direita (atualizado em 09/06/2012)?


Acesse aqui e veja o novo vídeo produzido por Trânsito Escola. Além do vídeo há texto minucioso sobre a aplicação desta regra.





Licença Creative Commons
O trabalho Preferência de passagem em cruzamento não sinalizado: regra da direita II - explicações minuciosas de Sérgio Henrique S Pereira foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://www.transitoescola.net/.

2 comentários:

  1. Fiz autoescola e não sabia direito sobre essa regra. Com as explicações aqui já posso dirigir com segurança. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Espero que sirva. Aproveite e acesse meu canal no youtube. Passe a diante.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, dúvida.

Trânsito Escola não se responsabiliza pelos comentários.Os autores dos respectivos comentários são responsáveis pelo que dizem.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.