Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Detran-PR libera consulta ao gabarito de prova teórica na internet

Motoristas que tirarem a primeira habilitação ou renovarem suas carteiras de habilitação podem ter acesso ao gabarito das provas teóricas a partir desta segunda-feira (12/11/2011). O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) passou a disponibilizar um campo para que os candidatos que realizarem as avaliações possam consultar o seu desempenho de modo individual.

A intenção de fornecer transparência nos critérios de avaliação possibilita os usuários verificarem os erros cometidos durante a execução da prova. Para acessar o serviço, basta entrar no site do Detran-PR (www.detran.pr.gov.br). No link prova eletrônica, é preciso clicar no item “Consulta Prova”. Os dados necessários para efetuar a consulta são: número do processo, número da prova, data de agendamento e hora de agendamento.

Avaliações

As provas do Detran-PR são formuladas com base em um banco de dados de 1,2 mil perguntas. Elas estão disponíveis em um simulado eletrônico no próprio site do departamento de trânsito. Antes de fazer a prova, o candidato à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode testar seus conhecimentos pelo meio eletrônico.

Para quem faz a primeira carteira de motorista, chamada de permissão, é preciso acertar no mínimo 21 perguntas de 30, que são sorteadas aleatoriamente do banco de perguntas. Os questionamentos se referem a temas como legislação, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica, meio ambiente e cidadania.

Os testes para tirar a CNH são feitos em três etapas. A primeira é um exame psicotécnico, a segunda é a prova teórica de conhecimentos sobre o trânsito – precedida de aulas – e o terceiro exame é constituído de uma avaliação prática – também feito depois de aulas de volante.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.