Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

'Air bags' e freios ABS podem ter isenção de imposto

Para estimular o uso de air bags e freios ABS nos carros mais baratos, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou  projeto que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a esses equipamentos de segurança. Aprovado em caráter terminativo, o PLS 191/07 deve seguir para exame da Câmara dos Deputados, caso não seja apresentado recurso para seu exame pelo Plenário.


Autor da proposta, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) afirma que apenas 10% dos carros em circulação no país são equipados com sistema de freios ABS, que evita travamento das rodas durante a freagem e é um item de série indispensável nos carros europeus.

Embora contribua para evitar a redução do número de mortes ou vítimas graves de acidentes, o air bag para motorista só está presente como item de série em 20% dos carros comercializados no Brasil. O air bag duplo (que protege também o passageiro) equipa apenas 23% dos carros brasileiros como item de série.

Flexa Ribeiro destacou que seu projeto está em sintonia com o PLS 115/04, do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e aprovado também pela CAE, que obriga as fábricas a colocarem air bag em todos os carros.

Fonte: Senado Federal
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.