Pesquisar este blog

sábado, 30 de maio de 2015

Proprietário de autoescola ensina a fraudar


Usando uma câmera escondida o G1 flagrou autoescolas de Teresina burlando uma Lei Federal e fraudando o sistema de biometria usado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Alguns instrutores não cobram a presença de alunos que já têm noção de direção em aulas práticas, mesmo sendo obrigatórias. Sem o preparo para dirigir um carro ou pilotar uma motocicleta, os alunos registram a presença e vão embora sem assistir às aulas.


Sem saber que estava sendo gravado, o dono de uma autoescola, localizada na Avenida Gil Martins, ao lado do Detran, na Zona Sul da capital, relatou como costuma fazer para "ajudar" o interessado a conseguir a CNH de forma mais rápida. A norma que registra a presença do aluno na autoescola segue portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
“Na hora de cadastrar a digital a pessoa vem e coloca o dedo, assim faz a abertura no sistema, constando que a pessoa está assistindo aula prática. Aí a pessoa vai resolver suas coisas e depois volta para fechar, sem ter assistido a aula prática. Aqui não precisa o aluno assistir aula”, contou o dono do estabelecimento.
A identificação através da digital dos candidatos é obrigatória, antes e no final de cada aula, e foi adotada há mais de 10 anos e vendida como uma inovação antifraude. Os flagrantes mostram que os centros de formação estão driblando a carga horária exigida por lei.
No vídeo, o empresário ainda revelou que o aluno só terá aula prática faltando dois dias para o teste, realizado na sede do Detran.
“Quando tiver faltando dois dias para o aluno fazer a baliza, o instrutor dá uma volta no carro com o aluno para mostrar onde estacionar, onde é proibido estacionar. O aluno coloca seis digitais por dia, sendo 25 horas de moto e mais 25 de carro”, disse.
A fraude parece ser uma prática comum na capital piauiense. A equipe do G1 foi a outro Centro de Formação de Condutores, localizada também na Avenida Gil Martins e constatou a existência da irregularidade. No vídeo, uma mulher, que diz ser dona do estabelecimento, afirma que nas aulas teóricas o aluno é obrigado a permanecer na sala de aula devido à fiscalização que é rigorosa, mas nas aulas práticas, o aprendiz pode colocar apenas a digital sem ter que dirigir.
“Nós obrigamos que os alunos fiquem aqui quando estiver nas aulas teóricas, mas no segundo momento, já nas aulas práticas, o aluno coloca a digital e só volta para fechar a aula e não precisa assistir aula”, relatou a mulher.
O que diz o Detran

A reportagem levou o vídeo dos flagrantes ao diretor de habilitação do Detran. Venâncio Cardoso prometeu tomar providências. Segundo ele, o órgão iniciou essa semana uma fiscalização para combater a fraude. Uma das medidas será a criação de um ranking que vai mostrar o desempenho de cada centro de formação.
O G1 chegou a voltar nas duas autoescolas, mas os donos preferiram não dar entrevista.

Em todo o Piauí existem 164 autoescolas credenciadas junto ao Detran e dessas, 73 estão em Teresina. Por lei, o aluno é obrigado a assistir 45 horas de aulas teóricas e 25 horas de aulas práticas. Só após cumprir esse cronograma, a pessoa está apta a passar pelos testes de baliza e percurso.

De acordo com o Detran, existem 972 mil veículos licenciados no estado e apenas 445 mil condutores habilitados. Na capital, são 410 mil veículos e 278 mil carteiras de habilitação. Ou seja, muita gente está dirigindo sem o documento obrigatório.

G1 - Autoescolas fraudam sistema do Detran para alunos tirarem CNH no PI - notícias em Piauí
__________________________________________________
Trânsito Escola – A prática de colocar o dedo e não assistir à aula é contumaz. Como acabar com isso? Simples, monitoramento por câmeras nas salas de aulas e dentro dos automóveis das autoescolas. Só assim será possível “manter” o candidato assistindo às aulas exigidas no processo de habilitação. Enquanto não for obrigatório, fraudes ainda persistiram criando insegurança para os usuários da vida terrestre

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.