Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Pessoas com Deficiência Auditiva Podem Fazer Prova Adaptada para CNH

Pessoas com deficiência auditiva podem, desde o ano passado, realizarem prova adaptada para a Carteira Nacional da Habilitação (CNH).

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) faz parte do Programa de Atenção à Acessibilidade, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para promoção de ações conjuntas que facilitem o acesso da pessoa com deficiência aos serviços de trânsito. Esse é um compromisso público do Detran.SP, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), com sede na Capital.

Especificamente voltada à acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva, o Detran.SP promove curso de capacitação na Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) para servidores e instrutores das autoescolas. Até o momento, 349 colaboradores foram capacitados no Estado. O curso foi desenvolvido em parceria com a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e com o Sindicato das Auto Moto Escolas do Estado de São Paulo (Sindautoescola).

A Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran.SP adaptou a prova teórica no formato impresso para o deficiente auditivo, com questões ilustradas, além de linguagem facilitadora. A prova adaptada é aplicada na unidade de atendimento do Detran.SP na qual o cidadão faz o processo, sob o acompanhamento de um intérprete de LIBRAS e de um especialista em educação, designados pela EPT. Durante a prova adaptada, o candidato também pode ser acompanhado de um parente ou do próprio intérprete particular com o qual está habituado a se comunicar.

É importante ressaltar que tanto o funcionário do Detran.SP quanto o parente/intérprete particular não podem ajudar o candidato a responder as questões, apenas a entender a pergunta exposta.  
Segundo a Assessoria de Imprensa do Detran, é importante esclarecer que não existe regulamentação federal para a aplicação do teste adaptado para a pessoa com deficiência. Porém, mesmo com a falta de legislação federal específica, o Detran.SP tem investido em ações afirmativas voltadas para esses candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A prova adaptada, também presente na unidade do Detran.SP em Catanduva, não é obrigatória, pois o candidato pode realizar o teste comum, caso queira. Porém, quando necessária, o cidadão deve avisar a unidade que quer fazer a prova adaptada, para que o posto agende a aplicação com antecedência junto à EPT. Esse procedimento foi implantado em 2014 e o Detran.SP reforçará essa orientação a todas as suas unidades para o devido atendimento desse público.
O cidadão interessado deve procurar a unidade de atendimento do Detran.SP em Catanduva (localizada na avenida Comendador Antonio Stocco, 537 - Pq Joaquim Lopes ) onde há uma banca especial para atendimento aos candidatos com deficiência, com base na resolução nº 425/2012 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). 

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h.
Até dezembro de 2014, a unidade de atendimento do Detran.SP em Catanduva havia atendido 1.255 cidadãos com restrições estabelecidas pelo exame médico realizado pelo profissional credenciado pelo Detran.SP.

A legislação federal (determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito/Contran e seguida por todos os Detrans do país) não obriga que as autoescolas tenham atendimento para pessoas com deficiência, com carros adaptados, por exemplo.
O cidadão que se sentir prejudicado, em qualquer etapa do processo, deve formalizar reclamação na Ouvidoria do Detran.SP (acesso pelo portal www.detran.sp.gov.br , na área Atendimento).

Pessoas com Deficiência Auditiva Podem Fazer Prova Adaptada para CNH - O REGIONAL

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL), A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.