Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Livro sobre a bicicleta no Brasil será lançado nesta quinta (7) em BH

image

Natália Oliveira

O trânsito cada vez mais caótico das cidades faz com que a bicicleta figure como personagem principal das discussões sobre mobilidade urbana nos últimos tempos. Muito além da política, as magrelas passaram a fazer parte de diversas expressões culturais como da música, de livros e do cinema. A literatura e a arte figuram como forma de conhecimento sobre as bikes. Pensando nisso, organizações pró mobilidade de vários Estados brasileiros lançaram nesta quinta-feira (7) o livro “A Bicicleta no Brasil (2015)”.

O lançamento acontece, simultâneamente, em nove capitais brasileiras, sendo que em Belo Horizonte, será nesta quinta (7) às 19h na Casa do Jornalista, na Álvares Cabral, região Centro-Sul da capital. O livro reúne curiosidades e trata da cultura das “magrelas” em dez capitais mineiras. A obra traça os desafios do cicloativismo, o contexto público e de mercado e o perfil de uso dos ciclistas.

"O livro é o primeiro de uma série que visa a mostrar a diversidade de usos e culturas em torno da bicicleta no Brasil. Com dados estatísticos e informações fundamentais sobre a cultura da bicicleta em 10 capitais, ele se torna uma publicação essencial para gestores, pesquisadores e interessados na ciclomobilidade", considera Daniel Guth da Rede Bicicleta para Todos e Ciclocidade de São Paulo.

Um dos objetivos do livro é romper com preconceitos em relação ao uso da bicicleta e a mobilidade urbana. Como Belo Horizonte também participou da elaboração do livro, isso irá ajudar para o desenvolvimento da bicicleta como parte do cenário da  mobilidade urbana da cidade. A obra foi elaborada pelos grupos Aliança Bike, Bike Anjo, Bicicleta para Todos, União dos Ciclistas do Brasil e Ciclocidades.

Mais informações no evento do lançamento:

 https://www.facebook.com/events/1417309608588259/

Fonte: Livro sobre a bicicleta no Brasil será lançado nesta quinta (7) em BH | JORNAL O TEMPO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL), A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.