Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Detran intensifica fiscalização nas autoescolas. TE contempla com selo

selo eficiência administrativa TE O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) está intensificando a fiscalização nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do estado. A ação faz parte do conjunto de medidas adotadas, a partir do início deste ano, para melhorar a qualidade dos processos de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Piauí.

A fiscalização tem o objetivo de averiguar a condição do veículo de aprendizagem para a prática escolar, a frequência do aluno, o registro da carga horária, a licença de aprendizagem, o porte obrigatório da CNH devidamente atualizada dos instrutores de trânsito e a documentação em dia dos veículos da autoescola.

De acordo com o diretor de Habilitação do Detran, Venâncio Cardoso, a intenção, nessa primeira etapa de fiscalização, é monitorar todas as autoescolas do estado, verificando se as mesmas estão atendendo as exigência do Detran-PI e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Estamos iniciando os trabalhos de fiscalização após a realização da renovação e credenciamento de novos Centros de Formação de Condutores. Isso é resultado da parceria Detran e CFCs na busca do aprimoramento de qualidade de ensino e do serviço prestado aos usuários”, destaca Venâncio Cardoso, afirmando que o acompanhamento da situação das autoescolas tem reflexo direto na qualidade dos futuros condutores, sendo a fiscalização uma forma de garantir ao usuário mais segurança ao procurar uma autoescola.

Durante a primeira fiscalização, que aconteceu nas zonas Sudeste e Sul de Teresina, os fiscais do Detran constataram alguns problemas de documentação de instrutores e de veículos das autoescolas, além de alunos sem licença de aprendizagem. Os CFCs que infringirem a legislação de trânsito serão notificados e terão um prazo de 15 dias para regularização. O não cumprimento das regras estabelecidas no ato normativo do Detran, considerando a gravidade da autuação, penalizará os CFCs irregulares com sanções que vão desde a aplicação de advertência, suspensão e até cancelamento de suas atividades.

O diretor de Habilitação destaca que esse trabalho será rotineiro na capital e no interior do estado, no intuito de evitar irregularidades no setor e garantir a qualidade e a segurança na formação dos condutores piauienses. Atualmente, 164 CFCs funcionam em todo o estado, das quais 73 operam em Teresina. A intenção do Detran é fiscalizar e monitorar todos ao longo do ano.

Detran intensifica fiscalização nas autoescolas - Portal do Governo do Estado do Piauí

Trânsito Escola – A atuação de qualquer Detran, quanto à fiscalização das credenciadas, no caso os CFC’s não é mera escolha, mas um dever [responsabilidade objetiva]. Delegar  a execução do serviço ao CFC, sem que haja fiscalização, é negligenciar a observância de zelo pelos direitos dos consumidores, pelo controle diante de qualquer arbitrariedade cometida pelas credenciadas.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL), A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.