O atraso na entrega da Unidade de Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) está prejudicando o processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Iguatu, no Centro Sul cearense.
Pela falta do espaço para a realização de exames práticos o processo de habilitação continua sendo feito nas ruas da cidade.
O prédio onde vai funcionar a unidade fica na avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Areias. A obra começou em 2013 e está, aparentemente, concluída, mas ainda não foi inaugurada.
Falta de local adequado
Os futuros condutores de veículos esperam que o local comece a funcionar o quanto antes para que haja mais agilidade no processo para obter a CNH, já que, muitas vezes, esperam mais de 30 dias para realizar os exames práticos e em locais inadequados.
A dona de casa Aparecida Gomes já tem carteira, na categoria B, para conduzir carros. Ela se sentiu incomodada quando fez o exame na rua. Agora que está no processo de habilitação para moto, espera fazer o exame prático no Detran, no bairro Prado.
Mesmo assim, afirma que o local não oferece estrutura adequada. "Tem aquela dificuldade com ondas no calçamento, pedras. Não é adequado em relação ao que a gente treina em um lugar que é bem lisinho pra depois ir fazer lá dentro. Muita gente sai reprovada por não ter prática lá dentro", explica.
As reclamações dos candidatos só devem parar com a inauguração do A unidade vai oferecer tanto a estrutura adequada para os exames práticos, quanto comissões permanentes de avaliação.
De acordo com o Detran, a área de exame de prática de direção será vistoriada pela equipe de engenharia do órgão nos próximos 15 dias. A construtora concluiu a obra, mas o Detran só vai receber após a vistoria.