Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Cai 29,6% número de jovens envolvidos em acidentes de trânsito

No ano passado, as ocorrências tiveram a participação de 1.226 pessoas de 18 a 29 anos; em 2010 foram 1.741

bebida continua sendo um dos principais fatores responsáveis por acidentes de trânsito com jovens na área urbana de Sorocaba

-O número de jovens entre 18 anos e 29 anos envolvidos em acidentes de trânsito em Sorocaba caiu 29,6% de 2010 para 2014, informa a Urbes - Trânsito e Transportes. Em 2010, a cidade teve 1.741 jovens em situações relacionadas a acidentes no trânsito. No ano passado, os acidentes tiveram o envolvimento de 1.226 jovens. Os dados abrangem desde motoristas e passageiros que tiveram ferimentos leves até aqueles que faleceram em decorrência de acidentes no trânsito. O maior rigor na Lei Seca é o principal fator para a redução, afirmam especialistas. Mas ações de engenharia de tráfego, educação e fiscalização dos motoristas também têm sido responsáveis pela queda no índice, destaca a Urbes, que iniciou nova campanha de prevenção nesta semana.

Desde 2010, o número de jovens envolvidos em acidentes no trânsito em Sorocaba vem caindo. Segundo a Urbes, naquele ano foram 1.741 jovens de 18 anos a 29 anos envolvidos em acidentes. Em 2011, o número subiu para 1.752. Houve queda para 1.634 no ano seguinte. Já em 2013, o número de jovens envolvidos em acidentes caiu para 1.246. No ano passado, entretanto, foi o menor resultado, quando 1.226 se feriram ou morreram no trânsito. A maior parte desses jovens teve ferimentos leves.

A queda no número de jovens envolvidos em acidentes em 2013 coincide com a entrada em vigor das regras mais rígidas da Lei Seca, em 21 de dezembro de 2012. "O principal fator é a Lei Seca, mas em Sorocaba há um trabalho intenso que também explica", afirma a psicóloga Sônia Chébel, especialista em educação e segurança no trânsito. O trabalho de orientação feito pela Urbes com jovens está sendo colhido agora, ela diz. "Então, acho que é a somatória desses fatores", comenta ela, citando a adesivação e prevenção contra a violência no trânsito feita nas escolas e nas ruas de Sorocaba.

A entrada em vigor da Lei Seca e a queda no número de jovens em acidentes no trânsito apontam que a bebida é um dos principais fatores responsáveis por esse tipo de ocorrência. De acordo com o diretor da Urbes, Renato Gianolla, entre os motoristas jovens habilitados, a junção do álcool com a adrenalina é uma mistura perigosa.

Mais punição

Gianolla avalia, entretanto, que a conscientização do público não dá resultados se ocorrer de maneira isolada. Segundo ele, a engenharia do tráfego e dos veículos é outro fator importante. Além disso, é preciso fiscalizar e punir quem comete infrações. "Depois da engenharia, da educação no trânsito bem feita, vem a punição", ressalta.

Na visão de Gianolla, o maior entrave está na forma de punição de quem comete a infração. "Precisa mudar o Código de Trânsito, alterar as multas", diz. Para ele, o valor das multas é insuficiente para inibir que jovens de classe média e alta dirijam de maneira imprudente. "Pagar multas é razoavel para a classe média e alta, eles só se preocupam com pontos na carteira", afirma. Ainda assim, a Urbes deve se voltar para a educação do público jovem, aponta a especialista Sônia Chébel. "Tem que manter o alerta para que os índices continuem diminuindo", ressalta.

Cai 29,6% número de jovens envolvidos em acidentes de trânsito em Sorocaba - DE 2010 PARA 2014 - SOROCABA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL), A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.