Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de abril de 2015

Autoescolas se queixam de falta de vagas para exame

Donos e diretores de autoescolas em Planaltina, no Distrito Federal, reclamam da quantidade de vagas disponibilizadas por semana para exames práticos de habilitação para carros. Ao todo, são 200 semanais, mas elas não são suficientes para acomodar os candidatos dos dez centros de formação credenciados pelo governo, dizem.

O Detran, responsável pelos exames,  informou que desde fevereiro aumentou de 160 para 200 as vagas na região e estuda aumentá-las para 300. O órgão também afirmou que para cada banca são escalados de 50 a 55 examinadores, já com cálculo de 10% de faltas.

O Detran ainda falou que o problema de vagas ocorre no Gama e em Sobradinho, mas que um remanejamento de examinadores não é possível por enquanto devido à demanda de outras regiões.

A dona da autoescola Planaltina Laís Alvim afirma que, para atender toda a demanda, seriam necessárias pelo menos 300 vagas. "Estamos largados aqui, precisamos de umas cem a mais. Desse jeito não dão conta. Os clientes têm de esperar até mais de um mês para conseguir uma vaga. Às vezes no Plano Piloto e em outras regiões elas sobram."

Laís disse que, para não ainda mais prejudicar os alunos devido à demora, precisa arcar com aulas extras de direção. "Tive R$ 2 mil em prejuizo, pois já dei cem aulas de graça. Se não tiverem de novo, podem se esquecer na prova e reprovar. Também acho errado o cliente ter de esperar tanto. Entretanto, nem ele nem eu temos culpa no final das contas."

Segundo ela, o correto é que os alunos façam o exame prático em até 15 dia após o fim das aulas de direção. O Detran rebateu e afirmou que a espera normal varia entre de 15 a 30 dias, aproximadamente.

Estamos largados aqui, precisamos de umas 100 vagas a mais. Desse jeito não dão conta. Os clientes têm de esperar até mais de um mês para conseguir uma vaga. Às vezes no Plano Piloto e em outras regiões elas sobram" Laís Alvim, dona de auto escola em Planaltina


A diretora da unidade da autoescola Brasiliense em Planaltina, Elismar Oliveira, corrobora a opinião de Laís. "Tem muita autoescola para poucas vagas. Temos que ficar atualizando o sistema o tempo todo porque podem aparecer chances que se esgotam em menos de um minuto. Algumas também aparecem do nada, sem aviso prévio do Detran e, quando corremos atrás já era. Enquanto isso o aluno só fica na expectativa".
Além da falta de disponibilidade de vagas, ambas alegam que poucos examinadores são convocados para a região.

"Em Planaltina tem normalmente só 12. Muitos ainda faltam", disse Laís.


A secretária da autoescola Reis, Nice Rodrigues, acredita que a maior dificuldade seja na marcação das datas das provas para os alunos.

"A gente fica muito nervosa na hora da marcação, eu tremo toda de nervosismo. As duas últimas bancas foram terríveis, mas até que nesta terça (7) foi mais tranquilo. O problema é a rapidez com que as vagas disponibilizadas terminam. Se tivesse mais, não teria toda essa pressão."


A diretora de ensino do centro São Cristóvão, Maria Idna Vieira, declarou que a quantidade nunca chegou a prejudicar a escola, mas falou que "seria bom se houvesse mais vagas".

Espera
A estudante e moradora de Planaltina Larissa Batista terminou as aulas de direção no final de fevereiro, mas só conseguiu ser avaliada no fim de março.

"Eu precisava da carteira para ir para a faculdade, tinha planejado tudo, mas tive que esperar."


A estudante Juliana Carvalho fez o exame no dia 1º de abril após um mês de espera. Ela relata que ficou afetada psicologicamente pela demora.

"Não conseguia vaga. Senti dificuldade por ter ficado um tempo sem treinar. Além disso, tinha a proposta de ganhar um carro para ir, mas foi prorrogado."

G1 - Autoescolas de Planaltina, no DF, se queixam de falta de vagas para exame - notícias em Distrito Federal


Trânsito Escola – Não é sempre que as autoescolas são culpadas pelo mau serviço, como lentidão, por exemplo. As autoescolas dependem do DETRAN para agendamento de provas. Se o sistema do DETRAN se encontra com problemas técnicos, por sua vez, as autoescolas passam a prejuízos econômicos e má reputação no mercado.

O CDC responsabiliza as autoescolas, mas, também, o DETRAN (art. 22, do CDC). Que fique claro, não é sempre que o serviço prestado pela autoescola é ruim, conforme demonstra a matéria acima.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL), A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.