Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Trânsito Escola no Google. Importância imensurável.

imageTrânsito Escola – Serviço de utilidade pública. O Brasil deu um grande passo quanto à liberdade de expressão, consagrada na Carta Política de 1988.

Abriram-se possibilidade para o fomento da democracia. Democracia não se limita, somente, nos direitos e deveres políticos, mas na construção de uma sociedade participativa à civilidade. Tal conduta à civilidade se encontra no art. 3º, da CF/1988.

Trânsito Escola sempre priorizou à educação universalista. Universalista, pois todos têm direitos, e deveres, uns com os outros, não importando se autoridade pública ou não. É o subjugar-se ao Estado Democrático de Direito. E o que venha a ser Estado de Direito?

Toda conduta humana está atrelada aos ditames da Lei Maior, em primeiro lugar, e nas leis infraconstitucionais, desde que estejam, também, compatíveis com a Lei Maior. Assim, podemos encontrar está máxima no artigo 5º, II, da CF/1988:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

(…)

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

No inciso II, há diferenças entre o que se pode fazer e não fazer, em relação aos administrados (povo) e a Administração Pública.

Ao administrador, tudo o pode fazer, desde que esteja previsto em lei, ou seja, só atua dentro das especificações e limites impostos pela lei (sentido positivo). É a previsão autorizada ou determinada por lei.

Ao particular (cidadão, que não tem qualquer ligação com a Administração Pública, como, por exemplo, os concessionários, permissionários, os autorizados, os agentes públicos), tudo se pode fazer, desde que não viole às leis; ao que não está previsto em Lei (fontes do Direito Administrativo: lei, doutrina, jurisprudência, costumes, princípios gerais do direito), tudo se pode fazer (sentido negativo).

E a educação é um dos princípios basilares da Carta Política. Sem educação, não há como extirpar o mal da corrupção, do “jeitinho brasileiro” seja das autoridades públicas ou do povo. Assim, Trânsito Escola fomentará sempre educação, está seguindo os princípios basilares da Constituição humanitária, que a CF/1988. Pela sua historicidade, ela é o conglomerado de aspirações de gerações que sofreram durante os Anos de Chumbo (1964 a 1985). E uma sociedade justa se determina pela obediência às leis consagradas nos direitos humanos.

Cada vez que vejo o desempenho de Trânsito Escola, como na foto acima (Google Alerta), ou de centenas de e-mails recebidos de leitores para dirimir suas dúvidas, o norte está sendo alcançado por mim, o criador de Trânsito Escola.

Obrigado!

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.