Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Crime contra a administração pública em geral. Seja um fiscal do Estado de Direito

Trânsito Escola -  o Código Penal – CP  - DL-002.848-1940, em seus artigos 312 a 327 [crimes praticados por funcionários públicos], e 328 a 337-A [crimes praticados por particulares], pune quem comete crime contra a Administração em geral.

Como cidadão ativo –  não fica esperando que os governantes façam tudo, enquanto o cidadão, não agente político, fica na poltrona a resmungar – pode ajudar na manutenção e preservação do Estado de Direito?

Gravação ambiental e telefônica

Qualquer cidadão, que é detentor de poder soberano - artigo 1º, parágrafo único, da CF/1988 – pode fiscalizar atos violadores ao Estado de Direito. O processo de habilitação é de competência do Detran, que é uma autarquia. Quando algum indivíduo viola o processo de habilitação, seja agente público, ou não - candidato à habilitação, autoescola, instrutor de trânsito -,  há cometimento de crime contra a administração pública. O STF já se manifestou e afirmou a licitude de "gravação ambiental" em atos lesivos contra a administração pública.

Quanto à gravação telefônica, só é permitida, sem autorização judicial (Estado de Direito) quando for entre duas pessoas – uma grava o que a outra fala, sem saber que está sendo gravada. Quando há a terceira pessoa – uma pessoa grava conversação entre outras duas, sem estas saberem – se faz necessário autorização judicial.

Lembrando, a gravação deve ser para proteção dos próprios direitos violados por outra pessoa. Exs.: uma pessoa liga e começa ameaçar de morte; fiscal da Secretária da Vigilância Sanitária cobra do comerciante uma “ajuda” para não aplicar multa contra o comerciante, por desrespeito às normas de higiene.

E se houver dois fiscais na loja do comerciante, pode este fazer gravação ambiental? Sim, pois não é gravação telefônica [interceptação de comunicações telefônicas,], mas ambiental.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.