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quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

SuperVia inaugura Centro de Treinamento para condutores de trens com simuladores de alta tecnologia

RIO - O treinamento dos condutores da SuperVia, antes realizado nos próprios trens, ganhou aliados importantes, na tarde desta terça feira, com a inauguração do Centro de Treinamento Operacional (CTO) da concessionária, na Central do Brasil. No local, vão funcionar três simuladores de operação ferroviária, sendo um deles em modelo de cabine, considerado o mais moderno do mundo. Os equipamentos, que foram fabricados na China, contam com painéis e comandos idênticos aos trens chineses e coreanos. O objetivo é aprimorar a capacitação e a reciclagem desses profissionais.

A reprodução fiel do compartimento permite ao condutor vivenciar situações reais dentro de um aparelho. As imagens usadas para o treinamento foram gravadas por uma câmera instalada na parte dianteira dos trens, que registraram todos os ramais da SuperVia. Os condutores serão submetidos a condições normais da viagem e, também, a situações adversas, como chuva, neblina e problemas operacionais. Além do modelo em cabine, o CTO conta, ainda, com um simulador de condução de trens e outro do novo sistema de reforço à sinalização, o Automatic Train Protection (ATP). Com esse novo procedimento, o tempo de treinamento dos condutores, que costumava ser de 14 meses, deve ser reduzido. O curso inclui, também, aulas teóricas sobre ferrovia, sinalização de tráfego, mecânica, além de viagens acompanhadas por um instrutor.

O Governo do Estado, responsável pela aquisição dos equipamentos, investiu R$ 17 milhões na instalação do CTO. De acordo com o governador Luiz Fernando Pezão, o Rio conta com 50 composições chinesas, e a ideia é continuar investindo no modal:

— Uma alegria muito grande ter recebido, na segunda-feira, as barcas e os novos 16 trens, saber que estamos, cada vez mais, reduzindo o tempo de viagem e tirando 50 anos de atraso, porque ainda temos trens da década de 50. Vamos reafirmar esse compromisso em 2015 de aumentar o número de trens com ar condicionado, trazendo segurança para as vias e equipamentos como esse, que garantem ao cidadão ser tratado com dignidade. Se nós tivéssemos feito esse dever de casa durante os anos anteriores ao nosso governo, teríamos hoje um dos melhores sistemas do país e da América do Sul. Sabemos que ainda precisamos avançar, mas já avançamos muito. Quero investir cada vez mais nesse modal, que eu considero como um dos mais importantes que temos para a mobilidade urbana.

Além da comitiva chinesa, o Rio conta com outros 20 trens nacionais circulando nos ramais da SuperVia. A chegada de novas composições permite a retirada das mais antigas. A idade média da frota, segundo a concessionária, é de 25 anos, atualmente, mas será reduzida para 15 com a conclusão do processo de renovação.

— Hoje estamos vivendo mais um momento de transformação no sistema ferroviário do Rio, renovando toda a frota. Já temos 135 trens com ar condicionado, projeto de segurança da via e o melhor treinamento para os operadores do trens, isso representa segurança para a população. É o primeiro Centro de Treinamento do Estado do Rio, com tecnologia compatível às maiores metrópoles do mundo — ressalta a secretária estadual de Transportes, Tatiana Carius, que esteve presente na inauguração, ao lado do governador Luiz Fernando Pezão, do presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, além dos diretores da concessionária.

SuperVia inaugura Centro de Treinamento para condutores de trens com simuladores de alta tecnologia


Trânsito Escola – o uso de simulador é uma realidade mundial. Seja piloto de avião, motorista de transporte coletivo, candidato à habilitação de trânsito terrestre, os simuladores são realidade incontestáveis para à segurança de todos. Infelizmente, no Brasil, há uma intransigência quanto ao simulador de trânsito nas autoescolas (CFCs).

Simulador nas autoescolas e prova de direção veicular - Jus Navigandi

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