Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Índice de reprovação em autoescolas ainda é pesadelo

Os exames de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seguem com baixo índice de aprovação, mantendo uma média mensal de 80% de reprovação para a categoria B (carros). A constatação está no site do Detran/MG, que divulga a classificação e produtividade dos Centros de Formação de Condutores (CFC’s) de Uberaba, por prática veicular no mês de novembro de 2014, na categoria B.

Segundo os dados, duas autoescolas, uma com 10 e outra com 20 candidatos, tiveram 0,0% de aprovação. Outra autoescola, com 31 candidatos, teve apenas três aprovados, ou seja, 9,68% de aprovação. Em Uberaba, somente uma autoescola obteve 46,51% de aprovação, sendo 43 candidatos, com 20 aprovados (os nomes das autoescolas foram preservados).

Na avaliação dos proprietários de autoescolas, o problema da reprovação está relacionado à banca examinadora, à falta de preparação dos candidatos para o exame de direção para aquisição da CNH e algumas exigências fora do padrão.

Segundo o proprietário de uma autoescola, que preferiu ficar no anonimato, um fator que leva ao aumento do índice de reprovação é o número de aulas. “O Detran deveria rever a forma de liberação para o candidato realizar o exame de direção, pois, a maioria é despreparada. Atualmente, o aluno faz 20 aulas  obrigatórias (mínimo), as quais são insuficientes para o candidato estar preparado para realizar o exame”, esclareceu.

Ele conta que outro fator são os chefes da banca examinadora, que não possuem perfil para lidar com autoescolas e candidatos à CNH. “Esse excesso de rigor leva os alunos a migrarem para outras regiões, como Igarapava (SP) e Catalão (GO). Os alunos querem que os examinadores sejam mais humanos. Os candidatos não conseguem passar de primeira e o despreparo no exame de direção é o principal motivo”, ponderou. (SN)

Jornal de Uberaba

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.