Pesquisar este blog

sábado, 5 de abril de 2014

Motorista que foi impedida de renovar CNH receberá indenização do Detran

O desembargador Custodio de Barros Tostes, da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, negou monocraticamente seguimento a apelação cível interposta pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro e manteve a decisão de primeiro grau, que condenou o órgão a indenizar uma cidadã que foi impedida de renovar a CNH.

Caso – De acordo com informações do TJ/RJ, Argentina Gracie Barreiros Pinheiro ajuizou ação de obrigação de fazer cumulada com pedido de indenização de danos morais em face do Detran-RJ, após ser impedida, por longo período, de renovar sua carteira de motorista, em razão de problemas administrativos internos do órgão.

A autora/apelada requereu a renovação de sua CNH, a suspensão de multa de trânsito aplicada indevidamente pelo Detran-RJ, a retirada dos pontos da penalidade, bem como indenização pelos danos morais sofridos.

Após solução administrativa referente à renovação da habilitação, o cancelamento da multa e dos pontos, o juízo da Oitava Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro condenou o Detran-RJ ao pagamento de R$ 5 mil, a título de danos morais. Inconformado, o órgão de trânsito recorreu ao TJ/RJ.

Apelação – Relator da matéria, o desembargador Custodio de Barros Tostes inadmitiu o apelo do Detran-RJ, sob o fundamento do artigo 557 do Código de Processo Civil (O relator negará seguimento a recurso manifestamente inadmissível, improcedente, prejudicado ou em confronto com súmula ou com jurisprudência dominante do respectivo tribunal, do Supremo Tribunal Federal, ou de Tribunal Superior).

Fundamentou o magistrado: "Não é crível que, diante de tantos percalços, entenda o réu que os dissabores vivenciados pela autora não extrapolem a linha dos aborrecimentos corriqueiros do cotidiano".


Fonte: Fato Notório

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.