Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de março de 2014

Ambulâncias e veículos com passageiros têm prioridade na travessia do rio Moju

image

Agência Pará de Notícias
Atualizado em 29/03/2014 11:09:00

Veículos que transportam passageiros, como ônibus e micro-ônibus, além de ambulâncias e caminhões e carretas com carga viva, estão tendo prioridade no acesso à balsa que faz a travessia no rio Moju, no trecho próximo à ponte da Alça Viária, danificada no último domingo (23). Quando esses veículos chegam ao local, a orientação dos agentes do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e dos controladores da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) é que o acesso à balsa seja o mais rápido possível.

Para isso, do lado da cidade de Moju, os veículos foram organizados em filas de quatro categorias: carretas/caminhões, passeio, motocicletas e as prioridades previstas em lei. Com esse sistema, os agentes estão desafogando o fluxo, diminuindo aos poucos a longa fila de espera. Nos dias seguintes ao acidente na ponte, o congestionamento de veículos alcançou até três quilômetros, e na sexta-feira (28) a fila de carretas na cidade já estava em torno de 800 metros. “A situação hoje já está bem melhor”, afirmou Rosana Abreu, agente do Detran.

Eurico Souza, controlador da Arcon, também constatou a melhoria no fluxo, e disse que, além da operação montada para facilitar o embarque e desembarque de veículos, as empresas responsáveis pelas balsas reforçaram a tripulação das embarcações, acelerando a travessia.

Do lado oposto à cidade, começou a operar na sexta-feira (28) um ônibus da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) para dar suporte aos passageiros que caminham até as balsas. O trajeto no ônibus é gratuito até a entrada dos municípios de Igarapé-Miri e Abaetetuba, e também no caminho inverso, facilitando o deslocamento de pessoas. Neste final de semana começarão a ser organizadas filas com as mesmas categorias de veículos, com o objetivo de desafogar o fluxo na área. Máquinas contratadas pela Setran intensificaram os trabalhos na estrada de acesso às balsas, com o asfaltamento de vários trechos e abertura de áreas de acostamento.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Mário Solano, esteve em Moju na sexta-feira acompanhando o trabalho das equipes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e organizando um gabinete integrado da área da Segurança, com a participação das polícias Militar e Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e agentes da Prefeitura de Moju. O gabinete funcionará na Companhia da Polícia Militar no município, e atuará por tempo indeterminado em ações de segurança na área.

Tânia Monteiro
Secretaria Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.