Pesquisar este blog

sábado, 29 de março de 2014

DETRAN esclarece sobre o processo de credenciamento em 2014

Com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas por parte dos Centros de formação de Condutores (CFC) sobre o processo de recredenciamento 2014, o coordenador de credenciamento do Detran-TO, Fábio Ruiz, respondeu algumas perguntas, confira.

Quem precisa fazer o recredenciamento? Ele é obrigatório?
O recredenciamento é obrigatório para todos os CFCs que já estão credenciados juntos ao Detran-TO e pretendem continuar exercendo suas atividades. Recomenda-se que todas as etapas sejam feitas dentro dos prazos para que o Centro de Formação não tenha as suas atividades suspensas.

Qual o prazo para que o recredenciamento seja feito?
O recredenciamento é um trabalho que passa por diversas etapas: entrega da documentação, vistoria das estruturas físicas e dos veículos, consolidação das informações nos sistemas, emissão das taxas e publicação dos alvarás em Diário Oficial.  Desta forma, o dono do CFC que pretende se recredenciar precisa concluir todas estas etapas até o dia 30 de abril para que não tenha as atividades suspensas.
De acordo com a Portaria/GABDG/N° 53/2014, a entrega da documentação deve ser feita até 28 de março, para que seja possível concluir as demais etapas até o dia 30 de abril.

Quais os documentos necessários para o recredenciamento?

Deverão ser entregues para iniciar o processo de recredenciamento:
·Certidão Simplificada dos Atos Consultivos (expedida pela JUCETINS);  
·Cópia do Alvará de Localização / Funcionamento (expedido pela Prefeitura);
·Certidão Negativa da Justiça Federal (Internet);
·Certidão Negativa da Fazenda Pública Federal (Internet);
·Certidão Negativa da Fazenda Pública Estadual (Internet);  
·Certidão Negativa da Fazenda Pública Municipal (expedida pela Prefeitura);
·Certidão Negativa do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (Internet);
·Certidão Negativa do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social (Internet);
·Relação de Empregados – RE e a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social – GFIP, de janeiro a dezembro de 2013 (Contabilidade);
·Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

O que acontecerá caso algum CFC não consiga concluir o processo de recredenciamento dentro do prazo estipulado?
O CFC que não concluir o processo de recredenciamento terá as atividades suspensas a partir do dias 01 de maio. Tendo prazo máximo de 60 (sessenta) dias, após a suspensão, para regularização de documentos, estrutura física ou veículos. Somente após a vistoria realizada pelo Detran-TO, o CFC poderá retornar às suas atividades.
Findado todos os prazos concedidos para a renovação do credenciamento e por fim não sendo atendidas todas as exigências, o CFC será descredenciado, podendo este requerer ao Departamento Estadual de Transito do Estado do Tocantins um novo credenciamento.

Após o recredenciamento como os CFCs devem proceder?
Após a publicação do alvará de funcionamento do CFC no Diário Oficial do Estado, o Centro de Formação de Condutores estará apto a realizar as suas atividades normalmente.

O que mudou no recredenciamento em 2014?
O processo de recredenciamento se tornou notavelmente mais ágil devido a uma redução de cerca de 60% no volume de documentos exigidos. O que acontecia nos anos anteriores era a exigência de documentos que não se alteram com o passar do tempo e que possuímos no arquivo dos CFCs. Por isso passamos a cobrar apenas os documentos que possuem validade anual.

Surgiu | Detran-TO responde d俿idas sobre o processo de recredenciamento

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://transitoescola.net A cópia é permitida desde que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.