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quinta-feira, 13 de março de 2014

Comerciais de Neymar e Compadre Washington. Violações da dignidade humana

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A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos deputados  solicitou ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República providências para a retirada do ar do comercial do Guaraná Antarctica, da Ambev, no qual Neymar aparece fazendo pegadinhas com estrangeiros.

Na publicidade, o jogador brinca com os estrangeiros dizendo como se deve pedir a bebida.  No entendimento da Comissão, a publicidade viola “os princípios da dignidade humana". No requerimento feito pela Comissão de Direitos Humanos na Câmara dos Deputados diz que:

"Um jogador de futebol, respeitado no Brasil e no exterior, questionado por um turista sobre como pedir a bebida, ele ensina: um guaraná para o água de salsicha, um 'garrana' para o filhote de cruz credo. Ainda tem serra pelada e cão chupando manga... Fácil ver. Não se trata de apenas mais uma propaganda criativa. Trata-se da promoção do bullying, sua forma de praticá-lo, determinando inclusive seu público alvo: o turista em visita ao Brasil, no ano em que se realiza a Copa do Mundo"

BomNegócio.com

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Se a Comissão de Direitos Humanos da Câmara não querem violações das garantias fundamentais da pessoa humana, então, há de se proibir também o comercial BomNegócio.com, com o pagodeiro Compadre Washington.

O pagodeiro, no final, chama a mulher de "ordinária" – a palavra é cortada. Também há claro desrespeito ao marido da mulher. A imagem da mulher no Brasil é constantemente associada  a objeto sexual dos homens, ainda há a ideia de que mulher consegue galgar cargos através dos dotes sexuais. Os casos de agressões masculinas constantes, que são tão comum, e por isto a existência da Lei Maria da Penha , já enseja a proibição, por entender um violação dos direitos humanos das mulheres.

A proteção da mulher, assim como dos estrangeiros, não podem ser negligenciadas, sob condição de não dar isonomia a todos os cidadãos, sejam nacionais ou não. A ideia dos deputados é evitar a xenofobia e dar uma imagem positiva do Brasil aos demais países: os brasileiros são comprometidos com os direitos humanos. Ora, fato é que dentro do próprio território brasileiro, a premissa não é verdadeira, no tocante ao comercial do BomNegócio.com onde denigre a imagem da mulher. Afinal, os deputados estão mais preocupados com o bem-estar dos estrangeiros ou dos próprios brasileiros? Soa como defensores das garantias fundamentais da pessoa humana de fundo de quintal.

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