Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

DETRAN TOMA MEDIDAS PARA MORALIZAR PROCESSO DE HABILITAÇÃO

selo eficiência administrativa TE

Trânsito Escola – Pela conduta do DETRAN-RN, esta recebe o selo de Trânsito Escola.

O diretor Geral do Detran-RN, Érico Vallério Ferreira de Souza, tomou uma série de medidas, publicadas hoje(25), no Diário Oficial do Estado, visando a moralizar o processo  para habilitação de condutores de veículos. Durante a semana a imprensa  vem divulgando denúncias de procedimentos irregulares para aquisição desse documento, envolvendo auto-escolas e  peritos examinadores nas unidades da autarquia em Natal e Mossoró.

Ele baixou  portarias  cassando os credenciamentos  dos Centros de Formação de Condutores Piloto Ltda, Auto-Escola SIGA Ltda, e Vitória Ltda sediadas em Mossoró.. A decisão foi tomada no uso da competência que lhe confere o Artigo 22, Incisos I, II e X, do Código de Trânsito Brasileiro. E considerando também   a necessidade de realizar, fiscalizar e controlar o processo de Habilitação de Condutores; e o teor do parecer datado de 16.3.2011, emitido pela Controladoria  Regional de Trânsito da autarquia.

O Detran também cancelou  o registro  e licença funcional dos diretores gerais das referidas auto-escolas. Isto  implica  no veto do direito de exercer funções  em outros Centros de Formação de Condutores(CFC’s, em todo o território nacional, conforme determina  o Artigo 15, da Resolução  74/98 do Conselho  Nacional de Trânsito(Contran). Também indeferiu  o pedido de credenciamento  do CFC Fênix  Ltda, com base no parecer da Controladoria  de Trânsito, que trata do processo 17770/2011-2.

Ainda no cumprimento do dever e com base  no Artigo 152, do Código Brasileiro de Trânsito, que trata  do exame  de direção veicular prestado  perante a comissão de examinadores do Detran, Érico Ferreira afastou a equipe de peritos examinadores, remanejando-os para outro setores do órgão, e constituiu  nova comissão formada por policiais da Polícia Militar(17 praças e 1 oficial), com rodízio a cada 60 dias. Além disso, será constituída nova comissão da Controladoria Regional de Trânsito, que entre outras atribuições, tem a responsabilidade de fiscalizar os CFC’s.
 
A decisão pelo afastamento da então equipe de examinadores, com vários anos na função, ferindo o Artigo 152 do CTB, também foi reforçada pela recomendação da Promotora de Justiça de Parnamirim, Juliana Limeira, pedindo a instauração de sindicância para investigar  o comportamento de peritos.

O diretor Geral do Detran garantiu aos jornalistas  que o Detran do Rio Grande do Norte vai continuar nessa trilha de moralidade do serviço público, apurando denúncias, assegurando o direito de defesa, tomando medidas saneadores com base na Lei, porque este é o compromisso do Governo Rosalba Ciarlini e anseio de toda a sociedade.

jornalista João Edmilson, assessor de Comunicação do Detran-RN.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.