Pesquisar este blog

domingo, 26 de janeiro de 2014

Mapa da violência: acidentes de trânsito e motociclistas

Trânsito Escola – Acidentes envolvendo motociclistas têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Pode se dizer que o aumento se acidentes de trânsito envolvendo motociclistas se deve ao aumento de aquisições de tais veículos. Por serem mais econômicos que os automotores acima de quatro rodas, as motocicletas também não ocupam menos espaço proporcionando a condução entre os corredores – espaço entre veículos que não são motocicletas.

A maioria dos acidentes de trânsito se devem a vários fatores entre eles:

  • O desrespeito de condutores que não dirigem motocicletas;
  • Os desrespeitos dos próprios motociclistas ás leis de trânsito;
  • A precariedade de muitas vias terrestres abertas à circulação;
  • Sinalização precária ou ausente;
  • A velocidade acima da velocidade regulamentada na via como justificativa para se entregar mercadoria ao consumidor;
  • A despreocupação dos consumidores com a integridade dos motofrentista, pois o que interessa é a entrega da mercadoria;
  • A ausência de manutenção veicular nas motocicletas;
  • Direção sob efeito de álcool;
  • O não uso de equipamento de proteção individual, como capacete, óculos etc.

Somando tudo se tem um crescente número de acidente de trânsito envolvendo motociclistas. O curso especializado para os motofrentistas e mototaxistas é importante, mas, mais ainda, condições seguras nas vias terrestres (sinalização, pista de rolamento sem buracos ou irregulares, comportamentos perigosos de outros usuários de vias terrestres como pedestres e demais condutores de veículos motorizados ou não.

Em 2013 foi editado o Mapa da Violência, Acidentes de trânsito e Motocicletas. A leitura é oportuna sobre este grave problemas em nosso país. Acesse aqui.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.