Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Técnicas e orientações para reanimação cardíaca

A coluna de saúde do idoso do Bom Dia Rio desta quarta-feira (7), falou sobre a importância da reanimação cardíaca e técnicas para as pessoas agirem rápido em caso de parada cardíaca ou infarto.

Segundo o cardiologista Fernando Cruz, uma parada cardíaca é como uma corrida contra o tempo e a pessoa deve ser atendida em até 10 minutos para ter mais chances de uma recuperação plena. O médico da Sociedade Brasileira de Cardiologia afirma que a cada minuto a pessoa perde cerca de 10% de chance de uma recuperação total, ou seja, se o atendimento demorar três minutos, ela tem 70% de chance.

A orientação é identificar o problema, chamar o socorro e iniciar a manobra de compressão torácica, vulgarmente conhecida como massagem cardíaca, até a chegada de um desfibrilador.

Ao perceber que a pessoa está inconsciente, não responde aos chamados, e não está respirando, deve-se chamar imediatamente o serviço de emergência e começar a atuar, Iniciando as manobras de reanimação.

Segundo o cardiologista da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o protocolo antigo nos casos de reanimação indicava que a pessoa leiga deveria checar o ABC (A-Airways- verificar as vias aéreas, B- Breathing-Respiração e C-Circulação-Checar) e a presença de pulso (pulsação no pescoço). Atualmente o protocolo dá importância maior à circulação Cab (ou seja, a compressão torácica, que o leigo chama de massagem) do que a respiração boca-a-boca.

G1 - Conheça as técnicas e orientações para reanimação cardíaca - notícias em Rio de Janeiro

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.