Os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já podem agendar previamente pelo site do Detran a hora e a data que querem fazer o exame teórico. O papel e a caneta foram abolidos e a partir de agora, o novo método de avaliação é completamente eletrônico. Uma sala foi montada no pátio do órgão e equipada com 18 computadores conectados a leitores biométricos. Isso significa que, na chegada, os candidatos serão reconhecidos pelas impressões digitais, que já estão sendo capturadas nas nove agências do Vapt Vupt em Goiânia.
O exame teórico no Detran-GO poderá ser realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 15h. Os candidatos terão 60 minutos para concluir o teste e o resultado será divulgado imediatamente, na tela do computador após o término. Serão aplicadas 30 questões sorteadas automaticamente do banco dados do órgão, que disponibiliza de 900 questões. Será exigido 70% de acertos. A Universidade Estadual de Goiás (UEG) será parceira na fiscalização durante a aplicação da prova. Um simulado será disponibilizado no site para aquelas pessoas que vão ser avaliadas e querem testar seus conhecimentos em legislação de trânsito, cidadania, primeiros socorros e meio ambiente.
O presidente do Detran, José Taveira (foto), afirma que esta nova fase, marcada pela modernização, irá oferecer várias vantagens aos candidatos e à sociedade. "Haverá total transparência no processo, além da impossibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra por causa do controle biométrico e também o efeito do resultado imediato”.
Segundo Taveira, a sala receberá todos os candidatos que abrirem processos de CNH na capital e Região Metropolitana, com a capacidade de atendimento de três mil pessoas por mês. O Detran pretende até o fim de abril de 2013 estender a prova eletrônica a 90 cidades-polo e atingir assim todos os 246 municípios do Estado de Goiás. Outro ponto positivo é que sabendo do resultado na mesma hora, o candidato poderá marcar o início do curso prático, encurtando os prazos do processo, e também haverá possibilidade de reduzir o número de retestes.
Candidatos a CNH agora vão fazer prova teórica eletrônica | Cidades