Conhecida como Taser, a arma dispara dardos que emitem as ondas por até cinco segundos. O alcance é de até dez metros. Ao atingir uma pessoa, os dardos interrompem os sinais que o cérebro emite para o corpo, levando à contração de músculos e impossibilitando reação.
As armas foram importadas dos Estados Unidos e chegam a Brasília na semana que vem. De acordo com o chefe do Núcleo de Policiamento do Detran, Helder Athan, a recomendação é de que a arma não seja usada com o motorista ao volante.
A Polícia Militar já utiliza as armas no Batalhão de Choque e no Bope. O mesmo equipamento também é usado pelos policiais rodoviários federais.
Uma lei, aprovada pela Câmara Distrital, dá poder de polícia aos agentes do Detran e autoriza também o uso de revólveres. O uso da pistola de choque em substituição às armas convencionais atende a uma recomendação da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça.
FONTE: G1
TRÂNSITO ESCOLA
A QUESTÃO É CONTROVERSA UMA VEZ QUE "A intenção é evitar agressões aos agentes e fuga de motoristas embriagados durante as fiscalizações". QUANTO AOS "EMBRIAGADOS" SOMENTE UM MÉDICO PODERÁ ATESTAR PELO EXAME (ANAMNESE) SE O CONDUTOR ESTÁ OU NÃO EMBRIAGADO. NÃO HÁ O QUE DIZER QUE O CONDUTOR É OBRIGADO A DAR COLABORAÇÃO PARA QUE OS MÉDICO OU PELO USO DE BAFÔMETRO POSSAM VERIFICAR O ESTADO, POSSÍVEL, DE ALCOOLEMIA. CASO O CONDUTOR QUEIRA FICAR PARADO E NÃO FALAR NADA NINGUÉM PODERÁ MANDAR O CONDUTOR FAZER UM GESTO SE QUER. ISSO PELO DIREITO CONSTITUCIONAL FEDERAL DE 1988 DE QUE "NINGUÉM É OBRIGADO A APRESENTAR PROVAS CONTRA SI MESMO" E O DIREITO DE "PERMANECER CALADO".
