Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Autoescolas descumprem a lei

Maioria dos candidatos a condutores precisa enfrentar superlotação no Complexo de Treinamento construído pelo Detran/AM (Marcelo Cadilhe)
 
Um ano após a publicação da resolução 358 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que, dentre outras determinações, estabelece que os Centros de Formação de Instrutores (CFCs) - autoescolas - devem ter um local específico para as aulas práticas de direção, apenas três dos 38 CFCs cumprem a determinação em Manaus. A maior parte dos candidatos a condutores ainda precisa enfrentar a aglomeração no  Complexo de Treinamento de Direção Veicular (CTDV), construído pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran/AM).


A resolução foi publicada em agosto do ano passado e o conselho estabeleceu o prazo de um ano para que a determinação fosse respeitada. O prazo terminou no ano passado. A legislação trata das condições de credenciamento dos centros de formação e estabelece que estes devem ter “área específica de treinamento para prática de direção em veículo de duas ou três rodas em conformidade com as exigências da norma legal vigente, podendo ser fora da área do CFC, bem como de uso compartilhado, desde que no mesmo município”.

A maioria dos CFCs ainda utiliza o centro de treinamento do Detran/AM para as aulas. Todos os dias, os alunos precisam enfrentar filas para treinar os procedimentos exigidos no exame. A espera nas filas acaba fazendo com os alunos não tenham chance de fazer muitas tentativas no treino. A estudante Marília dos Santos Aguiar, 19, que está fazendo aulas de direção para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B, disse que tem aulas diariamente no centro de treinamento pela manhã, mas que acaba não conseguiu treinar muitas vezes a baliza e garagem. “Quando a minha aula começa já tem uma fila formada para os espaços de treino. Depois que consigo fazer uma vez tenho que enfrentar a fila novamente, e assim o tempo da aula vai acabando”, disse a estudante.

Dificuldades

A mesma dificuldade é relatada pela auxiliar administrativa Ana Maria Guimarães Araújo, 21. Segundo ela, além dos alunos que ainda estão cumprindo as aulas exigidas no processo de obtenção da carteira, o espaço é utilizado também por pessoas que foram reprovadas no teste e querem treinar para a próxima chance de avaliação. “Eu acredito que se cada autoescola tivesse uma área para treinamento separada, os alunos teriam mais condições de aprender todos os procedimentos e iriam ficar mais seguros na hora da prova”, afirmou.

FONTE: UOL

TRÂNSITO ESCOLA

INFELIZMENTE HÁ MUITA AUTOESCOLA QUE DESRESPEITA ÀS LEIS DE TRÂNSITO  EM GERAL E DO PRÓPRIO CONTRAN. FISCALIZAÇÃO RIGOROSA E CONTUMAZ SE FAZ NECESSÁRIA PARA COIBIR AS TRANSGRESSÕES.

O PIOR É DAR IDEIA AOS FUTUROS CONDUTORES DE QUE NÃO HÁ LEI E CADA QUAL PODE FAZER O QUE BEM QUER. MAS NÃO É DE SE ESPERAR UMA VEZ QUE NO PRÓPRIO CONGRESSO SE VÊ CONDUTAS NADA CORRETAS E, AINDA, A ABSOLVIÇÃO COMO NO CASO DA DEPUTADA JAQUELINE QUE FOI FILMADA PEGANDO DINHEIRO ILÍCITO, MAS FOI 'PERDOADA' PELO VOTO SECRETO DOS PARLAMENTARES.

COMO DIZ O EXCELENTE JORNALISTA   Boris Casoy

"ISTO É UMA VERGONHA"



ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.