Mais um instrumento vai ajudar a livrar os motoristas dos congestionamentos da Região Metropolitana do Recife. O Trânsito Livre, sistema de monitoramento da velocidade que os veículos desenvolvem nas vias, chega hoje aos smartphones e tablets. Uma versão do site TransitoLivre.com para dispositivos móveis vem para completar o serviço que já é sucesso na internet e na Rádio Clube AM (720khz).
O aplicativo une a velocidade das vias com a previsão do tempo antes de sugerir as melhores rotas aos usuários. Segundo o diretor-presidente da empresa pernambucana Segsat, Sérgio Neves Baptista, a versão mobile do TransitoLivre.com é uma plataforma inovadora voltada para smartphones e tablets. “Quanto aos recursos, o novo sistema pouco muda em relação ao site, pois são baseados nas mesmas informações. Porém, o serviço móvel vai facilitar muito a vida dos motoristas, pois pode ser levado para onde eles forem”, esclareceu.
Clique aqui para acessar o Trânsito Livre
A diferença entre o site e o mobile é que a nova versão é mais objetiva e também mais leve, para conseguir rodar com mais facilidade nos dispositivos móveis. Ainda há um aplicativo integrado ao GPS do próprio aparelho. “Com isso, assim que o usuário entra na página, existe um campo preenchido com a localização do motorista que, sem demora, pode colocar o destino desejado e obter as sugestões de rotas mais livres para o deslocamento. Ele só precisa autorizar que o Trânsito Livre use os dados do GPS do aparelho”, explicou Baptista.
Ainda de acordo com o diretor da Segsat, empresa criadora do Trânsito Livre e parceira dos Diários Associados neste serviço, a versão mobile está disponível para qualquer smartphone e tablet. Basta o aparelho acessar a internet para entrar no sistema. O usuário precisa se conectar a web, entrar no site www.transitolivre.com. Para os que desejam personalizar o serviço com as vias mais usadas, é preciso digitar e-mail e senha para receber as informações.
Caso o motorista não tenha cadastro na página, basta preencher um formulário gratuitamente com nome completo, CEP residencial ou comercial, data de nascimento, sexo, cidade, estado, e-mail e criar senha. “Como é uma versão mais objetiva, a nossa ideia é fazer com que o usuário encontre as informações desejadas com o menor número de cliques possível. Além disso, outra inovação em relação a este novo produto é a mobilidade. O site poderá ser acessado em qualquer lugar onde a pessoa estiver.”
A ideia principal do novo serviço é fornecer o máximo de informações confiáveis, em um número mínimo de cliques. O ponto positivo do serviço é que a informação disponibilizada é alimentada por milhares de veículos, em tempo real e de forma imediata. “Coletamos essas informações de forma anônima dos usuários da Segsat, ou seja, sem identificá-los ou revelar o veículo de onde as informações vêm. Então colocamos esses dados no mapa disponível no nosso site, na aba Trânsito Online, e no aplicativo para os smartphones e tablets”, afirmou Baptista.
O diretor-presidente da Segsat ainda explicou que esses dados são classificados pelas velocidades desenvolvidas pelos veículos. As rotas na cor vermelha significam que o trânsito está lento no local. A cor laranja significa fluxo intenso; a amarela, fluindo e a verde mostra que a via está livre. “Nesta nova e nas outras versões do Trânsito Livre, nossa intenção é ajudar os motoristas a driblarem os congestionamentos e terem uma maior qualidade de vida”, finalizou Sérgio Baptista.
Faça parte da campanha Eu Sigo Livre
Os usuários do Trânsito Livre podem se unir em um movimento para melhorar a qualidade de vida dos motoristas pernambucanos. É a campanha Eu Sigo Livre, que tem a intenção de proporcionar a diminuição dos congestionamentos de veículos nas ruas da Região Metropolitana do Recife.
Pelo site www.eusigolivre.com, os interessados podem acompanhar os diversos serviços com a marca Trânsito Livre. Na página, estão expostos os serviços TransitoLivre.com, o site que tem recursos para auxiliar os motoristas a encontrar os melhores caminhos para os trajetos do seu dia a dia. Ele calcula em tempo real o índice de congestionamento nas regiões metropolitanas e rodovias, orientando uma melhor distribuição do fluxo de veículos.
O endereço do Trânsito Livre no Twitter também está disponível na página. Basta seguir o @transitolivrePE para ficar informado, on-line, do que está acontecendo com o trânsito das principais ruas. O Twitter @transitolivrePE serve como fonte de informação para que os motoristas evitem áreas que estão com trânsito complicado no momento da consulta.
Os usuários do sistema ainda podem participar do movimento Eu Sigo Livre é ouvindo o programa Trânsito na Clube. É só sintonizar a Rádio Clube AM (720khz) e ficar informado sobre tudo o que está acontecendo com o trânsito. Outra forma de colaborar com a campanha é colando o adesivo Eu Sigo Livre no carro. “Como as pessoas costumam seguir atitudes corretas, a ideia é que os usuários mostrem que estão colaborando para um trânsito mais livre para que o ato seja multiplicado”, disse o diretor-presidente da Segsat, Sérgio Baptista. O adesivo será disponibilizado posteriormente. Bastará pedir a qualquer jornaleiro do Diario de Pernambuco.
Informação rápida pela Rádio Clube AM
O trânsito do Recife tem sido alvo de diversos debates que buscam soluções para garantir a fluidez do tráfego na cidade, e os motoristas que circulam pelas ruas da capital pernambucana estão procurando cada vez mais alternativas para os congestionamentos. Atento a essas questões, o programa Trânsito na Clube da Rádio Clube AM (720khz) já é sucesso de público desde o último dia 22 de agosto, quando estreou.
Desde as primeiras horas da manhã e durante toda a programação da emissora, vários flashes com dados sobre o trânsito informam os ouvintes interessados em fugir das áreas de retenção. O programa é veiculado em duas edições, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, e depois a partir das 14h. A equipe da emissora dos Diários Associados coloca no ar uma programação especial voltada a informar, em tempo real, onde existe retenções de tráfego, além de trazer notícias sobre trânsito e acidentes.
Até as 19h, repórteres entram na programação com flashes ao vivo sobre a situação das vias do Grande Recife. São 12 horas de programação sobre o trânsito. “A Rádio Clube procura ajudar os motoristas a fugirem dos engarrafamentos. A ideia é fazer com que os condutores ganhem mais tempo para poder realizar outras atividades”, destacou o diretor da Rádio Clube AM, Leo Gangana.
A primeira edição do Trânsito na Clube é apresentada pelo locutor Eduardo Lima e tem reportagens e produção de Flávia Cruz e Luciano Max. Já a edição das 14h é comandada por Kaká Filho e conta com a participação de Luciano Max. Os programas são compostos por informações gerais do trânsito, entrevistas com especialistas, balanço de acidentes, oferecimento de rotas alternativas e dicas do Vrum, equipe que cobre o setor automotivo dos Diários Associados. Além disso, ainda há espaço para muita informação noticiosa, com o conteúdo das manchetes do dia dos jornais Diario de Pernambuco e do Aqui PE.
Serviço
Trânsito Livre
Na internet: www.transitolivre.com
No rádio: Programa Trânsito na Clube pela Rádio Clube AM (720khz)
das 7h às 9h e das 14h às 19h
No Twitter: @transitolivrepe
No telefone: 3421-4244
No celular: Envie SMS para receber informações sobre o trânsito para o número 50056 (custo é de R$ 0,31 mais impostos)
FONTE: DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
