Caiu o número motociclistas mortos após o começo da fiscalização dos equipamentos de segurança em Porto Alegre. Desde 1º de agosto, motoboys precisam usar placa vermelha e colete com faixas reflexivas, além do capacete.
No mês passado, morreram seis motociclistas, contra nove no mesmo período do ano passado. Os acidentes com lesões leves tiveram elevação.
O presidente do Sindicato dos Motociclistas, Valter Ferreira, afirma que já sente os efeitos positivos, porque motoboys são vistos com mais facilidade pelos motoristas. A estatística da EPTC envolve todos os motocilistas, e não apenas motoboys.
- O que é exigido
Pela lei, o condutor tem de ter 21 anos ou mais e pelo menos dois anos de carteira de habilitação.
Colete preto e verde com faixas reflexivas. Faixas refletivas vermelhas no baú e no capacete. As motos deverão ter placas vermelhas.
Mata-cachorro e antena corta-pipas serão exigidos somente após regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Fonte: Zero Hora
Blogueiro
Quanto à questão do mata-cachorro é triste saber que haverá um dispositivo de proteção para o motociclista, mas a morte do cão. Os culpados por isso são ex-donos de cachorros que pegam para criar e depois de enjoarem dos animais descartam como sacos de lixos na rua. É triste saber que há pessoas assim que ligam para o prazer egoístico, e o resto é resto.
As autoridades deveriam criar centros de cadastramento de cães para responsabilizar os donos – há tecnologia para isso através de chip subcutâneo. Outra medida é a participação do povo em castrar os animais para não se proliferarem em controle.