Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mototaxistas e motofretistas: curso obrigatório em todo o país

 Pergunta do blogueiro: 
- Alguém saber me dizer se há algo de errado com a foto acima com base nas leis de trânsito? Responda no final deste texto (no formulário de comentários). 


O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no "Diário oficial da União"  uma medida que torna obrigatória a realização de um curso para os mototaxistas (profissionais que transportam passageiros) e os motofretistas (que entregam mercadorias) exercerem suas atividades em todo o país.


O curso terá a carga horária de 30 horas e terá noções básicas de legislação, ética e cidadania, segurança e saúde, segurança sobre duas rodas, transporte de cargas e pessoas.

Estará apto para fazer o curso somente quem tiver 21 anos completo e estiver habilitado no mínimo dois anos na categoria A. O candidato não pode estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Outra exigência é o curso de atualização a cada cinco anos na renovação da habilitação. Não confundir com a simples exigência de renovação da habilitação a cada cinco anos a contar da data que validou pela última vez.

Quem quiser ver a carga horária do curso exigido pelo CONTRAN clique aqui.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.