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sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Mecânica discursiva

Tente responder antes. As respostas estão no final. 


1)    Quais são os quatro tempos do motor em um ciclo?
2)    Qual o percurso do pistão nos tempos abaixo:

a)    Admissão.
b)    Compressão;
c)    Combustão.
d)    Escape.


3)    Qual a posição das válvulas de admissão e de escapamento nos tempos do motor:

a)    Admissão.
b)    Compressão.
c)    Combustão.
d)    Escape.

4)    A que tipo de sistema pertence cada peça informada abaixo:

a)    Bobina.
b)    Radiador.
c)    Vela de ignição.
d)    Amortecedor.
e)    Mola helicoidal.
f)     Dínamo.
g)    Bomba de combustível.
h)   Bomba de água.
i)     Cabo de vela.
j)     Diferencial.
k)   Junta homocinética.
l)     Eixo cardam.
m)  Embreagem.
n)   Coluna de direção.
o)    Barra de direção.
p)    Rosca sem fim.
q)    Alternador.
r)    Semi-eixo.
s)    Válvula termostática
t)     Bico injetor
u)   Disco de embreagem.
v)    Caixa de mudança.
w)    Distribuidor.

5)    De que maneira se deve colocar a carga no veículo para manter a estabilidade?
6)    Em cada caso abaixo informe o possível problema:

a)    O motor de arranque não consegue pôr o motor em funcionamento, porém as luzes dos faróis estão fracas.
b)    O motor de arranque não consegue pôr o motor em funcionamento, porém as luzes dos faróis funcionam adequadamente.
c)    Acionando a ignição o motor roda normalmente, mas não pega.
d)    Acionando a ignição o motor funciona, mas falha logo em seguida.
e)    O motor pára de funcionar quando se acelera.
f)     O motor falha.
g)    O motor continua a funcionar por muito tempo após ter desligado a ignição.
h)   Pinga água no tubo de escapamento à temperatura normal.
i)     O motor falha quando está a uma velocidade elevada.
j)     O automóvel vibra em marcha.
k)   Folga na direção.                                                                               
l)     O automóvel devia para um lado.                                           
m)  Os freios vibram. Lonas ou discos gastos.              

7)    Qual o tempo do motor que produz trabalho?
8)    Qual o tempo do motor em que o produto da reação é lançado na atmosfera?
9)    O que causa ao veículo um pneu descalibrado?
10) Nome da peça situada no sistema de escapamento responsável pela diminuição da poluição atmosférica?


Respostas


1)    Admissão; compressão; combustão (explosão); escape (descarga).

2)     
a)    Desce do ponto morto superior para o ponto morto inferior.
b)    Sobe do ponto morto inferior para o ponto morto superior.
c)    Desce do ponto morto superior para o ponto morto inferior.
d)    Sobe do ponto morto inferior para o ponto morto superior.

3)     
a)    Admissão aberta e escapamento fechado.
b)    Admissão e escapamento fechados.
c)    Admissão e escapamento fechados.
d)    Admissão fechada e escapamento aberto.

     4)
a)    Bobina: Ignição.
b)    Radiador. Arrefecimento.
c)    Vela de ignição: ignição
d)    Amortecedor: suspensão.
e)    Mola helicoidal: suspensão.
f)     Dínamo: ignição.
g)    Bomba de combustível: alimentação.
h)    Bomba de água: arrefecimento.
i)     Cabo de vela: elétrico.
j)     Diferencial: transmissão.
k)    Junta homocinética: suspensão.
l)     Eixo cardam: transmissão.
m)  Embreagem: transmissão.
n)    Coluna de direção: direção,
o)    Barra de direção: direção.
p)    Rosca sem fim: direção.
q)    Alternador: ignição.
r)     Semi-eixo: direção.
s)    Válvula termostática: arrefecimento.
t)     Bico injetor: alimentação.
u)    Disco de embreagem: transmissão.
v)    Caixa de mudança: transmissão.
w)    Distribuidor: ignição.
   
    5) Distribuir de forma uniforme, isto é, não sobrecarregar um lado do veículo.

 6) O motor de arranque não consegue pôr o motor em funcionamento, porém as luzes dos faróis estão fracas.
R: bateria com pouca carga ou em más condições, motor de arranque avariado.
a)    O motor de arranque não consegue pôr o motor em funcionamento, porém as luzes dos faróis funcionam adequadamente.
R: motor de arranque avariado.
b)     Acionando a ignição o motor roda normalmente, mas não pega.
R: avaria na ignição, falha de circuito na baixa e alta pressão, combustível insuficiente.
c)    Acionando a ignição o motor funciona, mas falha logo em seguida.
R: falta de combustível ou avaria na ignição
d)    O motor para de funcionar quando se acelera.
R: alimentação insuficiente de combustível ao carburador ou a injeção eletrônica, sujeira no filtro de ar.
e)    O motor falha.
R: avaria no sistema de ignição, obstrução no sistema de escapamento.
f)     O motor continua a funcionar por muito tempo após ter desligado a ignição.
R: válvula termostática, correia do ventilador.
g)    Pinga água no tubo de escapamento à temperatura normal.
R: junta do cabeçote queimada, cabeçote do motor com fendas ou empenado.
h)    O motor falha quando está a uma velocidade elevada.
R: velas de ignição em mau estado, filtro de ar sujo.
i)     O automóvel vibra em marcha.
R: rodas desapertadas, empenadas ou desequilibraras, pneu danificado.
j)     Folga na direção.                                                                                Caixa de direção desapertada, barras ou articulações da direção com folgas, gastas ou desapertadas.
k)    O automóvel devia para um lado.                                         
  Pneu descalibrado, carga excessiva ou má distribuída, mola partida, mau ajuste do freio.
l)     Os freios vibram. Lonas ou discos gastos.            
  rodas desapertadas, empenadas ou desequilibraras, pneu danificado.

7) Combustão (detonação da mistura ar-combustível e descida do pistão.
8) Quarto tempo: escape ou descarga.
9) Acima da calibragem: desgaste no centro do pneu, incidência maior de sair para fora da pista numa curva; abaixo da calibragem: maior gasto de combustível e danos aos sistema de direção.
10) catalisador.

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