Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2016

O "cabelo ruim" e a honra subjetiva. Sempre será injúria racial?

Publicado por Sérgio Henrique da Silva Pereira - 10 horas atrás

 

[Imagem:]

É notório que nas redes sociais, infelizmente, existe vários internautas que destilam ódio racial. Alguns atacam diretamente com palavras como "macaco", "comedor de banana" etc.

Recentemente, a cantora Ludmilla processou Val Marchiori por injúria racial por comentário no Carnaval. Val, na época, criticou os cabelos de Ludmilla:

"A roupa está bonita, a maquiagem também. Mas esse cabelo está parecendo um Bombril".

Na imagem acima, a atriz Ana Paula Arósio. A atriz tem cabelos crespos, na imagem à direita ela aparece com os cabelos alisados. Se a mesma frase de Val fosse usada em relação à atriz Ana Paula seria possível acusar Val de injúria racial?

Injúria é subjetiva, isto é, é a honra subjetiva da pessoa que acha-se ferida em sua autoestima, o juízo que faz de si mesma em relação aos seus atributos. No caso de Val, a injúria fora explícita ou implícita? A qualidade negativa que a Val disse pelo cabelo da cantora valeria para a atriz Ana Paula?

Sim, pois, como dito, injúria é subjetiva. Não obstante, à questão do cabelo ruim da cantora é injúria racial ou apenas injúria? Eis um dilema quanto à associação de cabelo ruim ser, ou não ser, estritamente de afrodescendentes.

Leciona Almiro de Sena Soares Filho:

"Em nosso país, verifica-se que as pessoas que tem uma coloração de pele mais branca, tem maior possibilidade de ascensão social, podendo vir a ocupar altos cargos na esfera pública e privada mais facilmente do que os de coloração mais escura. É o chamado preconceito de marca, diz respeito apenas ao biotipo da pessoa, coloração da pele, tipo de cabelo ou contorno das feições faciais".[1]

Deixo aos leitores decidirem se "cabelo ruim" é tão somente associado aos afrodescendentes ou não.

Referência:

CAPEZ, Fernando. Direito penal simplificado: parte especial / Fernando Capez. – 16. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2012.

[1] - FILHO, Almiro de Sena Soares. Estudo da Legislação Penal de Combate ao Racismo. Disponível em: http://www.mpdft.mp.br/pdf/unidades/nucleos/ned/Estudo_legislacao_penal_combate_racismo.pdf

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.