Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Em 6 anos, flagras por embriaguez ao volante aumentam 684%

A Lei Seca passou a vigorar em 2008 e a partir de então pode-se verificar uma mudança no comportamento dos motoristas. Mas ao longo dos anos, houve a necessidade de endurecer as suas medidas e, em 2012, se estabeleceu tolerância zero para consumo de bebida alcoólica para os motoristas. A lei também prevê penas mais severas com objetivo de retirar de circulação os condutores embriagados.

No Piauí, desde a sua implantação até 2014, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um aumento de 684% no número de motoristas flagrados embriagados, ação que aliada a outros fatores como alta velocidade, é considerada um agravante para a ocorrência de acidentes. No mesmo período, houve um aumento de 36% no número de mortes no trânsito.

De acordo com o inspetor Raimundo Rameiro, da Superintendência da PRF-PI, ainda que tenha havido crescimento significativo nos flagrantes de embriaguez ao volante, isso não refletiu diretamente na redução das mortes. Isso se deve ao fato de que há outras variantes a serem considerados como causa determinante para a ocorrência de mortes, como o excesso de velocidade e as ultrapassagens indevidas.

“Nós temos que considerar o aumento da frota de carros, que corresponde a 8% anualmente. Então, podemos perceber que houve uma diminuição no número de acidentes, já que temos uma média de 200 acidentes com mortes por ano desde que a lei foi sancionada”, afirmou o inspetor Raimundo Rameiro.

O motorista flagrado dirigindo sob efeito de álcool é autuado e terá que pagar uma multa no valor de R$ 1.915. Além de ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida, que será suspensa pelo período de 12 meses, o veículo será retido até outro condutor habilitado se responsabilizar por sua locomoção.

“Existe também a penalidade aplicada ao nível de condução desse motorista que vai depender do teor alcoólico do motorista em que ele será levado para delegacia e poderá ser preso. Ele pode responder pelo crime de embriaguez ao volante e ser recluso pelo período de 6 meses a 3 anos de prisão”, acrescentou.

O inspetor disse ainda que se esse condutor reincidir o crime no intervalo de um ano, poderá haver a cassação definitiva da carteira de habilitação e pagar o valor da multa dobrada.

Esse condutor só poderá retirar uma nova carteira após dois anos de cassação e deverá iniciar um novo processo para retirada da nova CNH como se nunca tivesse sido habilitado.

No momento da abordagem, o policial faz a verificação da documentação e observa a condição física do condutor, em que é verificado se ele apresenta algum sinal de ter ingerido bebida alcoólica.

Caso seja constatado algum sintoma, esse motorista é convidado a fazer o teste do etilômetro, pois a legislação brasileira não obriga nenhum cidadão a fazer o teste.

“Mesmo não havendo esses sintomas, ele é convidado a fazer esse teste, tendo em vista que em algumas situações é possível que o condutor tenha ingerido álcool, mas não apresente nenhuma característica de embriaguez visível a olho nu, principalmente nos casos em que houver acidente de trânsito, em que a Lei obriga o motorista a se submeter a realização do teor alcoólico no sangue”, considerou.

PRF intensifica fiscalização nas BRs do Estado

A PRF vai aumentar as fiscalizações durante o mês de julho com a operação "Férias Escolares", em que é esperado um grande fluxo de veículos nas rodovias federais do Estado, principalmente rumo ao litoral, pois existe um maior deslocamento de pessoas para as praias.

"Já existe uma programação planejada e executada para abordar o maior número de motoristas para verificar se estão conduzindo sob efeito de bebida alcoólica, principalmente porque os motoristas embriagados são responsáveis por causar os acidentes mais graves e com mortes", afirmou.

Em 6 anos, flagras por embriaguez ao volante aumentam 684% no PI - Editoria de Notícias

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL), A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.