Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Adeus caminhoneiros, o caminhão automático

Daimler Trucks LKW autonomes Fahren

Com essa nova tecnologia, o transporte de cargas via terrestre ficará mais seguro. Pelo menos é o que dizem seus desenvolvedores. Mas o novo sistema não dispensa a presença do motorista. Pelo contrário, os engenheiros querem ajudar os caminhoneiros para que o trabalho deles seja menos desgastante e que eles possam se ocupar de outras tarefas durante as viagens. Veja no Futurando como esse caminhão anda sozinho.

Em breve, navios também poderão contar com o "capitão automático". O Instituto Fraunhofer em Hamburgo está testando uma técnica que pode revolucionar o mundo marítimo. Por enquanto, o projeto existe apenas no mundo virtual. Um computador simula a embarcação não tripulada para ver como ela reage em diferentes situações.

Nessa edição você também vai conhecer o sistema que ajuda motoristas a encontrar uma vaga de estacionamento nas cidades. Em média,30% do trânsito nas cidades europeias são pessoas em busca de uma vaga para estacionar. Os cientistas querem reduzir esse problema. A empresa alemã Siemens desenvolveu uma tecnologia em que radares instalados em postes de luz informam onde estão as vagas desocupadas ali perto. O sistema já está sendo testado nas ruas da Alemanha e pode chegar em breve a outros países.

Celulares

Smartphone pode ser usado como ferramenta de acessibilidade. Aplicativos facilitam o cotidiano de deficientes visuais, auditivos e físicos. O Futurando apresenta alguns desses aps, como o ColorVisor, que reconhece cores dos objetos por meio da câmera do celular.

Na África, o SMS é usado para efetuar pagamentos. Desenvolvido por uma empresa queniana, o sistema garante a segurança dos usuários, que não precisam carregar dinheiro vivo. Além de pagar a conta em supermercados e restaurantes, é possível fazer transferência bancária. Veja nessa reportagem como essa tecnologia melhorou a vida de pessoas simples no interior do Quênia.

Pesquisadores avaliam o perigo do uso do telefone atrás do volante. Muitos sabem que dirigir com o celular na mão pode causar acidentes, outros defendem que é possível escrever um SMS e mesmo assim prestar atenção no trânsito. Para tirar a dúvida, o Auto Club Europa realiza simulações e o resultado do estudo você vê no Futurando.

Conheça o caminhão que anda sozinho nas estradas | Futurando! | DW.COM | 29.07.2015

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL), A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.