Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de maio de 2015

Detran estuda proibir uso de carros de autoescola nos fins de semana. Sindicato apoia.

 

Leonel Feitoza afirma que proposta visa evitar carros de autoescola utilizados para fins particulares dos instrutores.

sabelle Marques / portal@d24am.com

Para aulas nos fins de semana, nova portaria estabelece solicitação de documento de autorização do Detran.
Foto: Raimundo Valentim/Acervo-DA


Manaus - Uma portaria que proíbe os carros de autoescola a circularem aos fins de semana e feriados é a proposta de um estudo do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran). O presidente do órgão, Leonel Feitoza, afirmou que a portaria tem previsão de baixa ainda para este ano e que os veículos de autoescola não poderão trafegar no período de 18h do sábado e 6h de segunda-feira, além de feriados. 

Ainda conforme o presidente do Detran, os carros utilizados pelos instrutores de escolas de formação de condutores são como veículos de órgãos públicos e devem seguir o horário estabelecido para as aulas de treinamento. “Com frequência, vemos carros de autoescolas estacionado em bares e até condutores, desses carros, dirigindo alcoolizados aos fins de semana. É necessário haver uma disciplina”, afirmou.

Feitoza ainda declarou que o problema, muitas vezes, é gerado devido aos carros serem propriedade dos próprios instrutores, logo, não ocorre separação entre veículo para trabalho e de passeio. “Os carros são identificados como de uma empresa privada e devem seguir o horário de serviço, afinal, eles são equipados especialmente para isso. Alguns usam como carros pessoais de passeio e vão aos domingos e feriados para balneários, tem o carro lotado e até dirigem sem camisa. Isso gera um mau exemplo e também motivação para darmos baixa a esta portaria”, disse.

A portaria deve ser baixada ainda neste ano, segundo o presidente do Detran. Feitoza afirma que a medida não prejudicará os condutores com necessidade de aulas nos fins de semana. “Se, por algum motivo, o instrutor precisar efetuar aula no fim de semana ou no ferido, ele poderá fazer um documento solicitando o horário e este será analisado”. 

Sindicato aprova mudança

Para o presidente do Sindicato do Centro de Formação de Condutores do Estado do Amazonas (SINDCFC-AM), Raimundo Macena, caso seja aprovada, a portaria será positiva e servirá de auxílio para os instrutores de autoescola. “Com esta nova portaria, os instrutores seguirão o horário das empresas. O que é bom, pois, essa ideia de trabalho aos fins de semana e sem descanso vai de encontro às leis trabalhistas. Fica um trabalho desumano e não concordo com esse ritmo”, afirmou.

Sobre o uso inadequado dos veículos de treinamento, Macena conta que, ao assinar o contrato com a empresa, o instrutor tem consciência de que o carro deve ser usado como instrumento de trabalho e não para uso pessoal. “Imagina se o carro do centro de formação for usado, inadequadamente, para passeio, o condutor não pode ingerir bebida alcoólica, mas o acompanhante pode. Se essa pessoa pisa no pedal extra, exclusivo do carro de treinamento, pode causar um transtorno em uma via. Então é necessário haver uma orientação para utilização apenas em treinamento”, afirmou o presidente.

Detran estuda proibir uso de carros de autoescola nos fins de semana em Manaus - 24h interagindo com a notícia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL), A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.