Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de maio de 2015

A falta de motivação dos instrutores de trânsito

Uma das reclamações dos alunos de CFC é a falta de motivação dos instrutores de trânsito.

Por que os instrutores de trânsito encontram-se desmotivados em sua profissão? A essa pergunta resta compreender as dificuldades impostas aos profissionais. O Estado brasileiro assumiu responsabilidade de redução de acidentes de trânsito terrestre perante a ONU

Ao se comprometer com a ONU, o Estado brasileiro reconheceu o trânsito terrestre como um Direito Humano e Fundamental de Segunda Dimensão sendo seu comprometimento alicerçado, também, no art. 3°, d CF/1988.

Em 2012 foi instituída a  Política Nacional de Mobilidade Urbana, mas, até o momento (até a produção desta matéria), a mobilidade urbana não passa de uma miragem. O incentivo, indiretamente, de compra de automotores para o transporte individual, pelo Executivo quando reduziu o IPI, acarretou aumento de vendas e, consequentemente, de veículos particulares nas vias públicas. Se o caso já era estressante, agora é caso de saúde pública.

Além disso, os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRAN's) são - quase que totalmente - omissos na fiscalização dos CFC's. Há muitos proprietários de CFC's, os probos, que são prejudicados pelas concorrências desleais de outros donos de CFC's. A concorrência se torna desleal causando prejuízos econômicos aos donos os quais agem dentro da lei e aos instrutores de trânsito.

O pior disso tudo, não são os donos e instrutores de trânsito, desonestos. São os candidatos à habilitação de trânsito que aceitam, sem pestanejarem, a burlar o processo de habilitação. Os efeitos são sentidos, significadamente, nas vias públicas: carnificina sobre rodas. Lembre-se, candidato à habilitação, o ato de fraudar o processo de habilitação é ato o qual poderá matar você ou algum membro familiar.

Diante dos fatos, os instrutores de trânsito estão desmotivados para instruírem os candidatos. Não menos importante, o piso salarial varia de estado para estado. As jornadas são extenuantes, o ganho no final do mês também o é – um problema de todos os demais profissionais (médicos, professores, engenheiros etc.). Por isso, Trânsito Escola criou uma petição on-line para piso salarial unificado. Para acessar e assinar:

Abaixo-assinado Piso salarial unificado para instrutor de trânsito : Petição Pública Brasil

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL), A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.