Pesquisar este blog

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Imagem sobre acidente de trânsito não muda comportamento humano

Trânsito Escola (TE) – Alguns e-mails recebidos e lidos contêm perguntas sobre o porquê TE não divulga imagens de acidentes de trânsito.  Simples, o propósito de TE não é ser sensacionalista ou o mero informa de acidente nas vias públicas.

TE foi criado com o intuito de informar, mas se baseando na educação. Se imagem fosse o  responsável por mudar o comportamento dos usuários de vias terrestres, o comportamento já teria mudado há muito tempo, o que é diverge da realidade nas vias.

É fato que imagens constantemente repetidas se mostram persuasivas à normalidade, quando não se resolve o problema. O que chocava passa a ser fatalidade, ou assunto do destino. Nisso se cria uma conduta de descaso “Porque acontece sempre!”.

O comportamento humano vai mudando com a “normalidade” das imagens e acontecimentos. Se acidente de trânsito fosse conscientemente considerado desumano pela maioria dos brasileiros, todos, sem exceções, marchariam nas ruas para forçar os governantes a mudarem as leis de trânsito quanto às punições, fiscalizações. Não é o que acontece. Há grupos sociais organizados para mudar o quadro caótico nas vias, mas não encontram máxima força na relação sociedade versus humanização no trânsito.

Pelo contrário, são dualidades dentro da sociedade brasileira, sendo o descaso aos acidentes bem mais presente do que o apelo à vida humana. Mas não adianta imagens, outdoor, choros televisivos quando a própria sociedade, em sua maioria, não se importa com as mortes nas vias pela imprudência ou negligência de usuários egoístas à vida alheia, ou verdadeiros suicidas potenciais transitando nas vias.

Somente quando houver máximo comprometimento dos governantes ao povo, quanto à educação, é que se poderá enxergar um futuro luminoso, e não tenebroso.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.