Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Motoristas lotam cursos de reciclagem após lista de 40 mil suspensos

Alunos lotam sala de curso de reciclagem, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Detran divulgou lista com mais de 40 mil carteiras suspensas, no estado. Dono de autoescola disse que sala onde estudavam 8, hoje, tem o dobro.

A procura pelo curso de reciclagem de motoristas aumentou nos últimos meses nas autoescolas da Grande Vitória. A mudança aconteceu após o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgar uma lista com quase 40 mil suspensões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). O curso custa R$ 300,00 e é obrigatório para condutores suspensos. Quem for flagrado dirigindo nessas condições pode ter a habilitação cassada e vai ficar impedido de dirigir por dois anos.

Paulo César Gavazza é dono de um Centro de Formação de Condutores (CFC), na Grande Vitória. Ele contou que as salas estão lotadas e que a procura começou a aumentar em dezembro de 2014.

Gavazza acredita que muitos dos condutores estão com medo de ter a habilitação cassada em uma fiscalização. Ele contou que o curso tinha em média sete a oito pessoas e, agora, está com 17 alunos. "Estamos repassando alunos para escolas parceiras", disse.

A aposentada Ubiracy Cota contou que emprestou o carro para alguns amigos e eles cometeram infrações. "As multas chegaram em meu nome e eu tive a carteira suspensa, mas valeu a pena fazer o curso", contou.

Suspensão e cassação
O motorista tem a habilitação suspensa quando atinge 20 pontos na carteira ou quando comete alguma infração que tem como penalidade a suspensão imediata.

O condutor fica proibido de dirigir por um período que pode chegar a 12 meses.

Quem estiver com a carteira suspensa ou cassada não recebe nenhuma notificação, sendo necessário realizar a consulta junto ao Detran.

* Com colaboração de Roger Santana, da TV Gazeta.

G1 Espírito Santo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.