Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Calor e direção. Cuidados a tomar.

Trânsito Escola – O calor de verão se faz sentir na pele (raios solares) e na sensação térmica - no RJ, a mais alta do país. Para os profissionais, como os motoristas de transportes coletivo e de carga, a ingestão de líquido é muito importante para se manter hidratado.

Há acidentes de trânsito que se devem aos desmaios ou aos cansaços, em longas horas ao volante. Além do trânsito caótico nas vias brasileiras, pela quantidade de veículos particulares nas vias públicas, o calor aumenta mais ainda o estresse dos motoristas.

O clima mudou, é fato, e as prefeituras devem  começar exigir dos concessionários de serviço público de transporte coletivo [ônibus] a obrigatoriedade de os donos das empresas de ônibus equiparem suas frotas com ar condicionado.

A exigência não só beneficiará os passageiros,mas, principalmente, os funcionários [motorista e trocador] dos coletivos. Afinal, os funcionários possuem  direito as condições de trabalho que lhes assegurem conforto [qualidade de vida].

Os trabalhadores são os que mais sofrem com as altas temperaturas em dias de verão. O motorista de ônibus é sobrecarregado ainda mais em seu trabalho [dirigir] pelo calor. Um dia de trabalho diante da alta temperatura desgasta muito mais se comparado em estação que não seja verão.

Não é à toa, que muitos motoristas terminam seus períodos laborais com dor de cabeça ou mal-estar generalizado. O calor excessivo faz o organismo eliminar maiores quantidade de sais minerais pelo suor e urina. A pressão sanguínea tende a se elevar no calor. Por isso é muito importante a ingestão de líquido. A recomendação médica é de dois litros, mas com o calor a quantidade pode ser maior para manter o organismo hidratado.

Quem vai viajar deve, antes, dar a devida manutenção preventiva. Outra recomendação é levar água dentro de algum recipiente para abastecer o radiador, quando necessário necessário. Também é recomendável levar água mineral, pois diante de algum imprevisto na via, a ingestão de líquido se fará necessária.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Cópia e distribuição. Permissões, além do escopo desta licença Creative Commods 3.0, podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.