Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Projeto de lei que prevê impedimento de suspender ou cassar o direito de dirigir com base na soma de pontos

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou, na semana passada, o projeto de lei que prevê o impedimento, por parte do Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran), de suspender ou cassar o direito de dirigir com base na soma de pontos perdidos por infrações cometidas em data anterior à da renovação da carteira de habilitação. O projeto de lei, que segue para o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto, divide a opinião dos motoristas.

O autor do projeto, deputado Paulo Ramos (PSol), disse que, ao renovar a carteira, a pessoa adquire o direito de dirigir pelos próximos anos até a próxima renovação. Portanto, não é razoável aplicar penalidade por procedimentos pretéritos. “O Detran deve estar aparelhado para não proceder a renovação, quando houver infração acumulada cujos pontos somados imponha a perda do direito de dirigir”, frisou o deputado.

A motorista Maria Aparecida dos Santos concorda com o teor no projeto de lei. Para ela, o Detran impõe diversos mecanismos para tirar dinheiro e a paz dos motoristas. “Eu concordo com a lei, assim, fica mais difícil para o Detran aplicar multas desnecessárias. Uma vez renovada a CNH, cumprimos com nossas obrigações enquanto motoristas”, frisou.

Motorista há 10 anos, Rafael Benfício destacou a importância da aprovação e sanção da lei. “A renovação acontece de cinco em cinco anos e, nesse período, podem acontecer situações que levam a multas. Mas quando pagamos a renovação, quitamos as dívidas com o Detran”, afirmou.

O motorista João Gabriel Sousa, por outro lado, não concorda com a aprovação da lei. “Não concordo com a Lei, uma vez que se há impedimento de conduzir veículo automotor, e para tal impedimento, uma sansão deverá ser aplicada de forma eficaz, não deve ser renovado o direito de dirigir até que seja cumprido o prazo estipulado para a perda do direito. O impedimento do Detran aplicar tal sansão vai de encontro com a própria lei”, salientou.

O motorista João Pedro Alves também não concorda com a aprovação da lei. Para ele, a possível cassação da Carteira de Habilitação educa os motoristas. “Está cada vez mais difícil dirigir em nossa cidade. O trânsito está um caos e, cada vez mais, os motoristas estão sem noção da realidade nas ruas. Acho que a possível cassação da CNH educa os motoristas e faz com que pensamos muito antes de qualquer coisa”, falou.

Jornal A Voz da Cidade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.