Pesquisar este blog

sábado, 6 de dezembro de 2014

Ministério Público ajuda o cidadão a exercer a sua soberania

imageTrânsito Escola - O Ministério Público do Rio de Janeiro criou um site de contato entre o consumidor e o próprio MP. O site permite que o consumidor possa fazer denúncias sobre violações coletivas aos direitos dos consumidores. A proposta do MP-RJ é de transformar o cidadão em fiscal da lei - lembrando que o consumidor cidadão não está sendo um trabalhador gratuito do Estado, mas agindo como verdadeiro detentor de direitos Constitucionais (artigo 1º, parágrafo único, da CF/1988). O MP-RJ, como defensor e guardião da CF/1988, materializa o artigo 37, da CF/1988: princípio da eficiência.

image

O site é bem estruturado e possibilita ao cidadão fazer reclamações diversas, acompanhar denúncias. Consumidor Vencedor – RJ é uma ferramenta, incontestavelmente, acessível, oportuna e garantidora da soberania do povo. Além disso, é possível enviar vídeo e documentos anexados à reclamação, ao flagra de cometimento de abuso, arbitrariedade aos direitos do consumidor.

Alguns exemplos:

  • Loja sem preço na vitrina, ou preço ilegível;
  • Assento de ônibus solto ou rasgado;
  • Escapamento do ônibus lançando fumaça negra;
  • Motorista de táxi, ou de ônibus, que age com grosseria, ou dirige de forma perigosa, ou não para para o passageiro.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.