Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Cidadão participativo fiscaliza: lei do silêncio no RJ

Trânsito Escola – Ser cidadão, não é apenas se deslocar para eleger candidato para este ocupar cargo eletivo. Ser cidadão, ativo, é ser fiscal, pois, como preceitua o art. 1º, parágrafo único, da CF, “o poder emana do povo”. Não há como o Estado, o Poder municipal, fiscalizar tudo, ou seja, estar em todos os locais e eventos que infringem às leis. O cidadão, não agente público, esse sim, tem a capacidade de fiscalizar [estar no ato violador].

Entretanto, os cidadãos devem ser informados [princípio da publicidade, dos atos administrativos] pelo Poder municipal para que possam fiscalizar. A parceria, assim, permitirá maior eficiência do Poder municipal na supremacia do interesse público sobre o interesse privado, ou seja, no caso, o poder de polícia. Dessa forma, é relevante para a manutenção da ordem social a participação de todos os cidadãos.

Para acessar a Lei, clique aqui.

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.