Trânsito Escola - Paulo Sérgio Passos, ministro dos Transportes , disse que os esforços do Governo para o transporte de carga será prioritário.
Há tempo Trânsito Escola vem delineando o atraso brasileiro em infraestrutura quanto ao transporte de riquezas nacionais. Enquanto demais países há muito tempo priorizaram o transporte de suas riquezas sobre trilhos, o Brasil continua na mesmice insana de priorizar o transporte sobre asfalto.
O desperdício de tempo é substancialmente nocivo ao desenvolvimento brasileiro. Na distribuição de alimentos, por exemplo, a maioria é comprometida pelo transporte sobre asfalto. O transporte de riquezas, nacional ou importado, pela malha ferroviária é, sem dúvida, o melhor caminho para o Brasil se desenvolver economicamente, atender a demanda dos consumidores.
Mas não é somente o transporte de carga que deve ser feito sobre trilhos, mas o transporte de pessoas. Atualmente os proletariados se espremem dentro de conduções perigosas, sujas e lentas. São os ônibus e vans, que tentam garantir o deslocamento dos usuários nas vias públicas.
O transporte sobre trilhos, amplamente priorizado no mundo, não pode ser delegado ao deus dará. Quando rápido, higiênico e seguro, o transporte sobre trilhos é a solução para diminuir a poluição atmosférica, a perda de tempo entre localidades e, não menos importante, favorecer o desenvolvimento brasileiro em todas as regiões.