Pesquisar este blog

domingo, 30 de novembro de 2014

Etiquetagem de Pneus: Brasil e Europa trocam experiências

O Programa Brasileiro de Etiquetagem para Pneus foi inspirado no modelo europeu, que já está em vigor há alguns anos, com muitos acertos e alguns erros que estão sendo corrigidos, pelos órgãos regulamentadores e a indústria, principalmente. E foi nesta rica troca de experiências que se baseou o workshop sobre o “Contexto Internacional de Programas de Etiquetagem de Pneus”, realizado no dia 13 de maio, no Campus de Laboratórios, em Xerém. Participaram do evento, promovido em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), representantes de grandes marcas da Europa, como Goodyear, Pirelli e Michelin. O encontro teve como ponto alto a participação de Fazilet Cinaralp, secretária-geral da Associação Europeia dos Produtores de Pneus e Borrachas.


Alfredo Lobo (primeiro à esquerda), Alberto Mayer (segundo à esq.), Fazilet Cineralp (de azul) e os representantes de empresas europeias

Diretor de Avaliação da Conformidade, Alfredo Lobo abriu o evento, saudando os presentes no auditório do Prédio 6 e contando um pouco da trajetória do Inmetro e a sua importância para o desenvolvimento do País.”Queremos aproveitar este momento importante para trocarmos experiências, e analisarmos o impacto da implantação da regulamentação pelo mundo”, citou.


Após o discurso de abertura, Alberto Mayer foi o intermediador do evento

O presidente executivo da ANIP, Alberto Mayer, destacou o papel do Inmetro para a melhoria dos produtos, tanto para a indústria, como para os consumidores. “Quando assumi a presidência, a primeira visita que fiz foi ao Inmetro, diante da representatividade do Instituto para o nosso setor. O PBE é uma excelente iniciativa, e mudou o comprometimento dos profissionais. O comércio gosta e a indústria, totalmente voltada para a inovação, aderiu. É um estímulo à melhoria da qualidade dos produtos e um ganho em segurança para o consumidor”, revelou.

Na sequência, Fazilet Cineralp fez uma interessante apresentação, mostrando as experiências da Europa com a etiquetagem de pneus. “A mobilidade vai crescer no mundo e devemos fazer com que ocorra da forma mais sustentável possível. Em 1960, tínhamos 122 milhões de veículos, hoje são 800 milhões, número que deve dobrar até 2050”, destacou

“A meta é informar os consumidores para que façam a escolha correta, levando em consideração a etiqueta. Temos sete níveis de classificação, e um pneu bem ranqueado pode economizar até 7,5% em combustível; em segurança, uma frenagem até 30% mais eficiente; e ruído 75% menor do antes de avaliarmos”, informou.


Fazilet Cineralp: ‘A meta é informar os consumidores para que façam a escolha correta, levando em consideração a etiqueta’

A manhã do evento teve continuidade com as apresentações do diretor de Normas Técnicas para Regulamentação Europeia de Pneus da Pirelli, Marcos Spinetto, que falou sobre o ‘Panorama e Impactos da Regulamentação Europeia’; e Pierre Poncellet, diretor de Etiquetagem e Excelência Operacional (Europa, Oriente Médio e África) da Goodyear, que abordou a complexidade dos diferentes métodos de testes. Os últimos a se apresentarem foram Gianluca Tosatti, gerente geral de Engenharia de Venda (Brigdestone), e Randall Clark, vice-presidente de Normas e Regulamentos das Zonas Emergentes (Michelin). O encerramento do evento aconteceu em meio a debates entre os palestrantes e o público presente.

INMETRO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://www.transitoescola.net A cópia é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.