O Programa Brasileiro de Etiquetagem para Pneus foi inspirado no modelo europeu, que já está em vigor há alguns anos, com muitos acertos e alguns erros que estão sendo corrigidos, pelos órgãos regulamentadores e a indústria, principalmente. E foi nesta rica troca de experiências que se baseou o workshop sobre o “Contexto Internacional de Programas de Etiquetagem de Pneus”, realizado no dia 13 de maio, no Campus de Laboratórios, em Xerém. Participaram do evento, promovido em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), representantes de grandes marcas da Europa, como Goodyear, Pirelli e Michelin. O encontro teve como ponto alto a participação de Fazilet Cinaralp, secretária-geral da Associação Europeia dos Produtores de Pneus e Borrachas.
Alfredo Lobo (primeiro à esquerda), Alberto Mayer (segundo à esq.), Fazilet Cineralp (de azul) e os representantes de empresas europeias
Diretor de Avaliação da Conformidade, Alfredo Lobo abriu o evento, saudando os presentes no auditório do Prédio 6 e contando um pouco da trajetória do Inmetro e a sua importância para o desenvolvimento do País.”Queremos aproveitar este momento importante para trocarmos experiências, e analisarmos o impacto da implantação da regulamentação pelo mundo”, citou.
Após o discurso de abertura, Alberto Mayer foi o intermediador do evento
O presidente executivo da ANIP, Alberto Mayer, destacou o papel do Inmetro para a melhoria dos produtos, tanto para a indústria, como para os consumidores. “Quando assumi a presidência, a primeira visita que fiz foi ao Inmetro, diante da representatividade do Instituto para o nosso setor. O PBE é uma excelente iniciativa, e mudou o comprometimento dos profissionais. O comércio gosta e a indústria, totalmente voltada para a inovação, aderiu. É um estímulo à melhoria da qualidade dos produtos e um ganho em segurança para o consumidor”, revelou.
Na sequência, Fazilet Cineralp fez uma interessante apresentação, mostrando as experiências da Europa com a etiquetagem de pneus. “A mobilidade vai crescer no mundo e devemos fazer com que ocorra da forma mais sustentável possível. Em 1960, tínhamos 122 milhões de veículos, hoje são 800 milhões, número que deve dobrar até 2050”, destacou
“A meta é informar os consumidores para que façam a escolha correta, levando em consideração a etiqueta. Temos sete níveis de classificação, e um pneu bem ranqueado pode economizar até 7,5% em combustível; em segurança, uma frenagem até 30% mais eficiente; e ruído 75% menor do antes de avaliarmos”, informou.
Fazilet Cineralp: ‘A meta é informar os consumidores para que façam a escolha correta, levando em consideração a etiqueta’
A manhã do evento teve continuidade com as apresentações do diretor de Normas Técnicas para Regulamentação Europeia de Pneus da Pirelli, Marcos Spinetto, que falou sobre o ‘Panorama e Impactos da Regulamentação Europeia’; e Pierre Poncellet, diretor de Etiquetagem e Excelência Operacional (Europa, Oriente Médio e África) da Goodyear, que abordou a complexidade dos diferentes métodos de testes. Os últimos a se apresentarem foram Gianluca Tosatti, gerente geral de Engenharia de Venda (Brigdestone), e Randall Clark, vice-presidente de Normas e Regulamentos das Zonas Emergentes (Michelin). O encerramento do evento aconteceu em meio a debates entre os palestrantes e o público presente.
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