Trânsito Escola - A petição já foi assinada por mais de trezentos profissionais. No RJ, os instrutores de trânsito estão exigindo piso salarial de R$ 2.300,00 (Leia aqui a matéria sobre a greve).
Em vários estados, os instrutores estão fazendo greves, pois estão se reconhecendo como profissionais [professores] importantíssimos para reduzir os acidentes de trânsito.
Convido todos os profissionais a lerem este artigo Instrutores de trânsito, o pilar da civilidade no trânsito terrestre sobre a importância do instrutor de trânsito na construção de civilidade nas vias terrestres.
Se há políticas governamentais para redução de acidentes de trânsito nas vias públicas abertas à circulação, se há advertências e punições administrativas para os instrutores de trânsito, mesmo quando o autor de acidente é um ex-aluno, ou ex-candidato à habilitação de trânsito terrestre, nada mais digno um piso salarial a altura das exigências delegadas aos instrutores de trânsito (prático e teórico).
O Sistema Nacional de Trânsito, as políticas de governos, todos querem reduzir os acidentes de trânsito, mas não dão o devido valor as dificuldades enfrentadas pelos instrutores de trânsito, principalmente quando seus salários não atendem as suas necessidades básicas, que deveriam, conforme preceito Constitucional:
"Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
(...)
IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim".
O SNT delegou às autoescolas (CFC’s) a execução do processo de habilitação, pois sai mais barato ao Estado. Todavia, cobra responsabilidades as autoescolas e aos instrutores de trânsito quanto à formação do candidato à habilitação.
Realidade
Infelizmente, há muitas autoescolas idôneas que estão perdendo dinheiro e mercado, pois há autoescola inidôneas que violam o processo de habilitação. Os DETRAN’s não fiscalizam, eficazmente, as autoescolas, como deve ser, o que favorece uma competitividade entre as próprias autoescola desleal.
Quando houver eficiência administrativa em cada DETRAN, para coibir e punir as autoescolas inidôneas, tanto as autoescolas como os instrutores de trânsito sairão ganhando, pois melhores condições de competitividade proporciona ganhos monetários melhores às autoescolas. Já aos instrutores de trânsito, o justo pagamento (piso salarial) será viável, já que só existirão autoescolas idôneas aos processo de habilitação.
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quarta-feira, 10 de setembro de 2014
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