Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Petição dando certo. Vamos divulgá-la mais! Piso salarial de R$ 3.000,00 para os instrutores de trânsito.

Trânsito Escola - A petição já foi assinada por mais de trezentos profissionais. No RJ, os instrutores de trânsito estão exigindo piso salarial de R$ 2.300,00 (Leia aqui a matéria sobre a greve). 

Em vários estados, os instrutores estão fazendo greves, pois estão se reconhecendo como profissionais [professores] importantíssimos para reduzir os acidentes de trânsito.
Convido todos os profissionais a lerem este artigo Instrutores de trânsito, o pilar da civilidade no trânsito terrestre sobre a importância do instrutor de trânsito na construção de civilidade nas vias terrestres.
Se há políticas governamentais para redução de acidentes de trânsito nas vias públicas abertas à circulação, se há advertências e punições administrativas para os instrutores de trânsito, mesmo quando o autor de acidente é um ex-aluno, ou ex-candidato à habilitação de trânsito terrestre, nada mais digno um piso salarial a altura das exigências delegadas aos instrutores de trânsito (prático e teórico). 

O Sistema Nacional de Trânsito, as políticas de governos, todos querem reduzir os acidentes de trânsito, mas não dão o devido valor as dificuldades enfrentadas pelos instrutores de trânsito, principalmente quando seus salários não atendem as suas necessidades básicas, que deveriam, conforme preceito Constitucional:

"Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

(...) 


IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim".


O SNT delegou às autoescolas (CFC’s) a execução do processo de habilitação, pois sai mais barato ao Estado. Todavia, cobra responsabilidades as autoescolas e aos instrutores de trânsito quanto à formação do candidato à habilitação.

Realidade


Infelizmente, há muitas autoescolas idôneas que estão perdendo dinheiro e mercado, pois há autoescola inidôneas que violam o processo de habilitação. Os DETRAN’s não fiscalizam, eficazmente, as autoescolas, como deve ser, o que favorece uma competitividade entre as próprias autoescola desleal.


Quando houver eficiência administrativa em cada DETRAN, para coibir e punir as autoescolas inidôneas, tanto as autoescolas como os instrutores de trânsito sairão ganhando, pois melhores condições de competitividade proporciona ganhos monetários melhores às autoescolas. Já aos instrutores de trânsito, o justo pagamento (piso salarial) será viável, já que só existirão autoescolas idôneas aos processo de habilitação.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://transitoescola.net A cópia é permitida desde que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.