Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Motorista pode mudar categoria da CNH de graça

Como forma de suprir a falta de profissionais no mercado de trabalho do setor de transporte, o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) lançou o projeto habilitação profissional para a inserção de novos motoristas que  vai fornecer, de forma gratuita, a mudança de categoria de habilitação para 50 mil motoristas da categoria B para C, C para D ou E. Segundo a gerente da unidade do Sest/Senat de Videira, Iracilda Moro, o projeto também prevê o custeio de todos os procedimentos necessários para a obtenção da mudança de categoria.

“Os interessados precisam ter de 21 a  45 anos de idade. O projeto também prevê o custeio de todos os procedimentos necessários para a obtenção da mudança de categoria. Para participar é preciso cumprir os seguintes pré-requisitos, além de estarem na faixa etária estabelecida: renda familiar de até três salários mínimos, participar dos cursos de formação de novos motoristas oferecidos nas unidades do Sest/Senat e assinar um termo de compromisso que irá trabalhar no setor de transporte. No treinamento, serão utilizados simuladores de direção de última geração”, explica.

Iracilda acrescenta que a única avaliação que a unidade de Videira vai fazer é sobre as informações emitidas durante o cadastro pelo profissional. “A escolha se o mesmo vai ou não participar do programa, vai depender exclusivamente de Brasília, que faz um filtro dos candidatos e determina se eles devem ou não receber essa bonificação”. As inscrições poderão ser feitas pelo site do órgão www.sestsenat.org.br, onde os candidatos terão outros detalhes  disponíveis. A estratégia do Sest/Senat de estimular a primeira habilitação de motoristas e também a mudança de categoria tem como objetivo resolver uma demanda do mercado de transporte, que precisa de mais motoristas de caminhão e de ônibus.

SAIBA MAIS
A falta de motoristas profissionais em todo o Brasil é de cerca de 100 mil trabalhadores e no Estado faltam quase oito mil. Das 50 mil carteiras de motoristas previstas no projeto, não há um número estabelecido de selecionados por Estado.

SINDICATO DOS TRANSPORTES

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas de Videira e Região (Sintravir), Ivanir Paulo Carlesso, a demanda existente no Brasil não é a mesma em Videira. “Diferente de outras cidades da região e até mesmo do país, Videira encontra dificuldades para encontrar profissionais interessados em ingressar na profissão de motorista de caminhão. Sabemos que atualmente esse é uma categoria que conta com uma boa remuneração, que traz um certo conforto aos familiares, porém, tem seus contras como a distâncias. Percebemos que na nossa região se perdeu o interesse por essa profissão”, explica.
Carlesso destaca que diferentemente de antigamente, hoje em dia os caminhões contam com muita tecnologia e conforto, o que proporciona um alguns vantagens. “Com essa nova lei os motoristas, conquistaram mais vantagens, afinal, é permitido trabalhar no máximo 10 horas por dia, por esse motivo que no passado se exigia mais horas de volantes”, conta.

Segundo ele, os programas oferecidos pelo Sest/Senat são de extrema importância e atualmente é o órgão que tem a melhor formação nesta área no Brasil. “Acredito que essa atual realidade tende a melhorar com o tempo, pois é um período natural que isso acontece. Sou otimista em dizer que a profissão de motorista de caminhão é bem valorizada e tende a ser mais ainda no futuro. As empresas estão parando de cresce por falta de mão de obra qualificada”. Atualmente o Sintravir conta com 390 empresas associadas, abrangendo 19 municípios do Meio-Oeste, sendo que toda essa região conta com mil transportadores e pode se considerar que cada empresa tem uma média de quatro motoristas por transportadora.

SERVIÇO:
Acesse o formulário de inscrição pelo
www.sestsenat.org.br
Unidade de Videira
Rodovia SC 453, Km 55, s/n (SINTRAVIR), entre os postos: Dois Trevos e Dois Pinheiros, Dois Trevos, 
Telefone: (49) 3566-3310 / 3566-4685

Motorista pode mudar categoria da CNH de graça - Geral - Folha de Videira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://transitoescola.net A cópia é permitida desde que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.