Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de abril de 2014

Testes alteram tempo de travessia de pedestres no trânsito

A Prefeitura de Porto Alegre começou nesta terça-feira (29) dois dias de testes para avaliar a mudança no tempo dos semáforos da capital. O tempo de travessia para os pedestres passou para 30 segundos. No início da manhã, alguns pontos da cidade ficaram com o trânsito congestionado.

A alteração vale para 238 sinaleiras que estão sendo testadas no Centro Histórico e nos bairros Cidade Baixa, Azenha, Bom Fim e Santana. As principais vias incluídas nos testes serão as avenidas Ipiranga, Osvaldo Aranha, João Pessoa, Mauá, Salgado Filho, Borges de Medeiros, Independência, Azenha e Loureiro da Silva.

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a intenção é atender as normas e trânsito e dar mais tranquilidade para o pedestre, já que alguns semáforos tem o tempo de vermelho menor que 20 segundos.

“Para planejar os tempos semafóricos da cidade sempre utilizamos parâmetros técnicos reconhecidos no mundo todo. Mas também temos que respeitar as leis. Já que a orientação é de 30 segundos, mesmo em locais onde há baixo índice de pedestres, implantaremos essa norma”, afirma Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.

A EPTC vai monitorar o comportamento do tráfego e o impacto causado no transporte público da cidade. O resultado será avaliado por equipes técnicas, responsáveis pela programação dos semáforos na capital. O resultado será encaminhado ao prefeito José Fortunati. A proposta de 30 segundos, aprovada pela Câmara Municipal, está inserida no Estatuto do Pedestre, lei que poderá ser sancionada por Fortunati.

Fonte: G1

 

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.