Pesquisar este blog

sábado, 5 de abril de 2014

Rejeitado parecer sobre fim da responsabilidade solidária de dono de veículo emprestado

Atualizado em 01/04/2014 - 20h51

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta terça-feira (1º), o parecer do deputado Antonio Bulhões (PRB-SP) pela constitucionalidade do Projeto de Lei 5415/13, do deputado Márcio Marinho (PRB-BA), que determina o fim da responsabilidade do dono do veículo em caso de prejuízos causados a terceiros por quem pegou o carro emprestado.

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) foi escolhido para escrever um novo parecer, contrário à proposta. “Sempre que se empresta um carro é um risco que o proprietário assume, sim”, afirmou.

O texto de Alencar ainda será analisado pela CCJ.

Polêmica

O projeto foi bastante criticado por parlamentares da comissão. “A responsabilidade civil é um tema muito complexo, pouco discutido e que já existe jurisprudência com relação a isso. Fico imaginando o caos no Brasil se essa lei pegar”, disse o deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), que já foi diretor do Detran paranaense.

“Já imaginou o que dá para fazer de fraudes se não houver a responsabilidade primária do proprietário?”, criticou o deputado Esperidião Amin (PP-SC).

Ressalvas
Já Bulhões defendeu seu relatório. “A responsabilização do proprietário pressupõe o mau uso.”

A proposta em análise inclui a mudança no Código Civil (Lei 10.406/02) e faz ressalva à responsabilidade de:
- pais, pelos filhos menores de 18 anos;
- tutor e curador, pelos pupilos e curatelados;
- empregador, por seus empregados no exercício do trabalho;
- donos de hotéis ou de local para hospedagem, por seus hóspedes;
- quem participou do produto do crime, até a quantia concorrente.

Agência Câmara Notícias

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.