Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Lei proíbe escutar música dentro de transporte público

O estado do Rio de Janeiro proibiu (16/04/2014), através de uma lei estadual escutar música com aparelhos sonoros no transporte coletivo sem que o usuário utilize fones.

Segundo a lei, são considerados aparelhos sonoros qualquer reprodutor pessoal de música em formato digital, telefone celular, tablet, laptop, rádio, mp3 e mp4.

Não é só no RJ que existe a lei sobre música nos transportes públicos, em Juiz de Fora (MG)e SP também há similar proibição.

Mas por que da proibição?

Para o passageiro que está ouvindo a música alta, porque gosta da música, não há muito problema, pois está apenas escutando, já ao motorista, e ao próprio trocador, a música alta incomoda muito. Trabalhar com música alta e ter que ainda escutar o que não gosta representa verdadeiro terror psicológico. Ao motorista, o trânsito caótico, pela ineficiência dos gestores públicos quanto à mobilidade, já traz vários problemas de saúde, e o barulho na via aumenta a pressão sanguínea. Somado ao barulho externo, a música alta dentro do ônibus contribui para a diminuição da saúde do motorista.

Mas não só danos causa aos profissionais (cobrador e motorista), aos passageiros trabalhadores, que têm que suportar a incompetência de políticas de (i)mobilidade urbana, o dia a dia já é estressante, o som alto dentro dos transportes públicos ainda mais estressa, pois muitos trabalhadores que estão retornando para seus lares estão exaustos, o cochilo durante o percurso ajuda a recompor, parcialmente, a vitalidade. 

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.