Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Faixa de trânsito pintada em zigue-zague

Do R7

image

Uma sinalização de trânsito pouco comum tem intrigado motoristas e pedestres que transitam pela avenida Dr. Franciso Ranieri, no bairro Lauzane Paulista, zona norte de São Paulo. A faixa central da via foi pintada em zigue-zague nas proximidades com a avenida dos Direitos Humanos, o que complicou a circulação de veículos no local.

O taxista José Carvalho Ribeiro, de 57 anos, conta que a faixa foi implantada recentemente, após a realização de uma obra na avenida. Segundo ele, desde então, é muito comum ver cacos de vidro no chão da via, resultado de pequenos acidentes.

— Gostaria de colocar a pessoa que fez aquilo no meu carro e mostrar como aumentou o risco de acidentes. É muito sinistro. O motorista que passa por ali sem saber, percebe a faixa quando já está em cima e é obrigado a jogar o carro em quem está seguindo em frente. 

A dificuldade fica ainda maior aos fins de semana, quando é permitido estacionar nas laterais da via, que é estreita e faz parte do trajeto dos ônibus que circulam pela região. A dona de casa Shirley Romano, de 69 anos, moradora do bairro, diz que está preocupada com a mudança.

— Pego táxi quando venho do supermercado e todos os motoristas que passam por ali fazem a mesma reclamação. Se a pessoa não estiver muito atenta pode acabar entrando em um desses ônibus. Eu, como cidadã, quero saber o que significa um raio no meio da rua.

Procurada pelo R7, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmou, por meio de nota, que esse tipo de "sinalização é feita, geralmente, quando há necessidade de aumentar a área de espera e de passagem de veículos próximo aos semáforos e, com isso, garantir maior fluidez no trânsito" e que a medida está de acordo com as normas do Manual Brasileiro de Sinalização e demais legislações vigentes.

Ainda segundo a nota, a companhia está "elaborando projeto de readequação da proibição de estacionamento entre a avenida Direitos Humanos e a rua Dorival Dias Minhoto, visando melhorar as condições de circulação dos usuários no trecho citado".


Trânsito Escola – Os moradores da localidade podem pedir a autoridade competente que se mude a sinalização, de zigue-zague para reta, caso os acidentes de trânsito aumentaram em decorrência da linha de divisão de fluxos opostos. O órgão de trânsito, que possui circunscrição na via, deve analisar e responder, se viável ou não, a mudança no sinal horizontal (linha de divisão de fluxos opostos).

CTB:

CAPÍTULO V
DO CIDADÃO

        Art. 72. Todo cidadão ou entidade civil tem o direito de solicitar, por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes a este Código.

        Art. 73. Os órgãos ou entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito têm o dever de analisar as solicitações e responder, por escrito, dentro de prazos mínimos, sobre a possibilidade ou não de atendimento, esclarecendo ou justificando a análise efetuada, e, se pertinente, informando ao solicitante quando tal evento ocorrerá.

        Parágrafo único. As campanhas de trânsito devem esclarecer quais as atribuições dos órgãos e entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito e como proceder a tais solicitações.

ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.