Pesquisar este blog

sábado, 22 de março de 2014

Detran leva educação no trânsito a alunos do Ensino Médio

Uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) promoverá ações de educação e conscientização para o trânsito com estudantes do Ensino Médio em todo Estado.

Intitulado “Educando Jovens para o Trânsito”, o projeto abordará a temática de forma transversal e multidisciplinar nas escolas durante o decorrer do ano letivo 2014, contemplando 50 mil jovens nas redes pública e privada em Alagoas.

A primeira capacitação teve início quarta-feira no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) com técnicos das unidades de apoio pedagógico das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
A formação foi promovida pela Superintendência de Rede da SEE, por meio da Diretoria de Apoio Pedagógico das Escolas e Detran.

Na ocasião, houve entrega dos kits do programa para as coordenadorias.
Caberá a esses técnicos repassar as informações sobre o projeto em suas regionais, bem como mobilizar seus professores para participar do programa, cujas inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 28 nas CREs.

Cada escola poderá ter quatro professores inscritos, um de cada área de conhecimento (Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), além do coordenador pedagógico.

“O grande diferencial deste projeto é que beneficiamos não só os estudantes do Ensino Médio, mas toda a sociedade alagoana, pois abordaremos em sala de aula questões relativas à educação para o trânsito e prevenção de acidentes”, avalia a diretora de Apoio Pedagógico das Escolas, Rosineide Urtiga.

A gerente de Educação do Trânsito no Detran-AL, Edira Soares, conta que o programa é voltado para o Ensino Médio porque nesta modalidade se concentra o principal grupo de risco dos acidentes de trânsito. “Nas estatísticas que temos no Detran, os jovens de 14 a 29 anos são as maiores vítimas de acidentes e por isso é muito importante empreendermos esta parceria com a SEE para promover um trabalho de conscientização nas escolas”, explica.
Abordagem multidisciplinar

A capacitação com os professores inscritos no programa está prevista para começar no mês de abril, contemplando inicialmente educadores de Maceió e Rio Largo para, posteriormente, seguir para os demais municípios. Após esta formação, os professores começarão a trabalhar o projeto com seus alunos.

Escolas da rede pública ou privada que ofertem Ensino Médio que desejem participar do projeto “Educando Jovens Para o Trânsito” podem esclarecer suas dúvidas com a SEE ou Detran-AL pelos telefones 3315-1275 (SEE) ou 3315-2267 (Detran) e pelos e-mails gedepe.see.al@gmail.com ou educacao@detran.al.gov.br.
 

por Agência Alagoas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://transitoescola.net A cópia é permitida desde que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.