Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

População aprova instalação de novos semáforos

imageApós estudos técnicos dos principais cruzamentos considerados perigosos no trânsito de Arapiraca, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) instalou semáforos nesses locais com a intenção de diminuir os riscos de acidentes.

A medida determinada pela prefeita Célia Rocha (PTB) e impulsionada pelo titular do órgão municipal, Ricardo Teófilo, foi aprovada pela população que percebeu o disciplinamento do tráfego em cinco cruzamentos considerados de risco no trânsito da cidade.

A ação mais recente foi executada no dia 29 de janeiro no cruzamento da linha férrea entre as ruas Benjamim Freire, Pedro Nunes de Albuquerque e José Vieira da Silva, trecho em que havia registro de diversas colisões entre veículos e alto risco de atropelamento de pedestres.

Segundo Ricardo Teófilo, depois que o semáforo foi instalado no local não houve mais nenhum registro de acidente naquela localidade, do bairro Capiatã.
“Nosso trabalho é pautado em estudos técnicos e fundamentado na legislação de trânsito e executado minuciosamente para que possamos melhorar a trafegabilidade do trânsito da cidade, proporcionando mais segurança para condutores e pedestres”, avaliou Teófilo.

O comerciante Delúsio dos Santos que tem um restaurante na Rua Mestre Totó, que ficou sentido único com a instalação do sinal, acompanhou todo o trabalho da SMTT e aprovou a mudança no trânsito.

“Foi a melhor coisa que a SMTT fez aqui neste trecho, eu mesmo já presenciei vários acidentes aqui. E desde que o semáforo foi instalado não aconteceu mais, os motoristas precisam respeitar a sinalização”, reconheceu ele.

Na primeira semana de agosto do ano passado, a SMTT instalou um semáforo no cruzamento entre as ruas Maurício Pereira e Santos Dumont, no bairro Baixão.
Ricardo Teófilo afirmou que o sinal fez parte de toda a sinalização que foi colocada pela SMTT ao longo da linha férrea para disciplinar o trânsito até o trecho do bairro Cacimbas.

“Com a mudança da feira dos móveis para o outro lado da Rua Maurício Pereira toda a via debaixo até a Avenida Rio Branco ficou livre e o trânsito flui com tranquilidade”, apontou o superintendente.

Outro ponto que recebeu nova sinalização semafórica foi na Praça Rosendo Lima, nas Cacimbas, entre as ruas Costa Gama e Coronel Vicente Ramos. Segundo Ricardo Teófilo, a sinalização beneficiou três bairros da região: Cacimbas, Primavera e Olho D'Água das Cazuzinhas. Este último recebeu sinalização vertical e limpeza de canteiros para melhorar a visibilidade dos motoristas.

Cruzamentos críticos

Os cruzamentos considerados mais críticos pelos técnicos da SMTT foram os que estão localizados entre as ruas Marcelino Magalhães e Manoel Abreu, no Parque Ceci Cunha, e entre as ruas Pedro II e Estudante José de Oliveira, na divisa com os bairros Ouro Preto e São Luiz I. Os semáforos foram instalados nos meses de junho e abril de 2013.

A explicação do Departamento de Trânsito da SMTT (DT) é que o cruzamento da Pedro II com a Estudante fica entre duas vias arteriais que ligam diversos bairros e dá vazão ao Centro da cidade. O resultado são engarrafamentos e grande risco de acidente entre veículos.
Depois da instalação do semáforo, o trânsito na região melhorou e a SMTT não registrou acidente grave por lá. Da mesma forma aconteceu no trecho do Parque Ceci Cunha.

No trecho entre as ruas Marcelino Magalhães e Manoel Abreu foram registrados seis acidentes de trânsito em 2013 com uma vítima fatal. Com a colocação do sinal o trânsito ficou disciplinado e não aconteceu acidentes graves no local.

A comerciante Ilda Ferreira da Silva, 48 anos, trabalha há sete anos numa avícola no trecho que foi instalado o novo semáforo. Ela,que já presenciou diversos acidentes no local, disse ter ficado tranqüilo com o novo semáforo.

“Agora estamos mais tranquilos. Não vi mais acidentes aqui, que eram constantes porque os motoristas não respeitavam a placa de sinalização e com o sinal eles param”, disse Ilda Ferreira.

O mototaxista Edinaldo Vieira da Silva, 40 anos, credenciado à SMTT, trabalha há oito anos no posto de moto na Rua Marcelino Magalhães. Ele aprovou a colocação do sinal.

“O semáforo melhorou demais. Agora os motoristas respeitam este cruzamento que antes era difícil de passar aqui. Já não aguentava mais trabalhar na expectativa de ver acidentes neste trecho”, disse ele satisfeito com a medida do órgão de Trânsito de Arapiraca.
 
População aprova instalação de novos semafóoros em Arapiraca - JÁ É NOTÍCIA - NA VELOCIDADE DOS ACONTECIMENTOS


Trânsito Escola – É direito de qualquer cidadão solicitar por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes a este Código (Capítulo VII, artigo 72, do CTB)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://transitoescola.net A cópia é permitida desde que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.
ACESSE OS LIVROS DIGITAIS DE TRÂNSITO ESCOLA NO AMAZON

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Cópia e distribuição, sem fins lucrativos. Permissões, além do escopo desta licença — Creative Commods —, podem estar disponíveis em: http://transitoescola.blogspot.com.br/ A cópia — de qualquer vídeo aula, simulados e textos produzidos por Trânsito Escola — é permitida, desde de que cite este site / blog (colocar URL completo do texto ou 'postagem'). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.